Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @gutastresser
Reprodução/Instagram @gutastresser

A atriz Guta Stresser, de 49 anos, que fez o papel de Bebel em “A Grande Família” revelou à revista Veja que sofre de esclerose múltipla. Os primeiros sintomas começaram a surgir em 2020.

"Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares. Tinha formigamentos frequentes nos pés e nas mãos, enxaquecas fortíssimas e variações de humor", disse.

Leia também: Doença de Lyme: Entenda a doença que afeta Justin Bieber

A artista também contou que o diagnóstico veio após uma ressonância magnética: "Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante. O médico explicou que se trata de uma doença autoimune em que o próprio corpo ataca a mielina, a capa de gordura que reveste os neurônios e ajuda nas conexões da mente".

O que é esclerose múltipla?

A esclerose múltipla é uma doença crônica em que a mielina (capa que reveste os neurônios) é atingida, comprometendo assim, o sistema nervoso, causando problemas de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo

As causas da doença são desconhecidas, mas no geral costuma atingir jovens de 20 a 30 anos, em sua maioria mulheres de pele branca.

Quais os principais sintomas?

Os sintomas iniciais são mais leves como visão turva e alterações no controle da urina. Ao evoluir o paciente pode sofrer com problemas motores como formigamento, fraqueza, diplopia (visão dupla) ou perda visual prolongada, tremor e desequilíbrio.

Tratamento da esclerose múltipla

A doença não tem cura, mas o tratamento pode ajudar a abreviar a evolução do caso e aumentar o tempo entre um surto e outro.

Geralmente são utilizados medicamentos à base de corticosteróides, imunossupressores e imunomoduladores

Leia mais: Entenda o que é a síndrome de Tourette, que atinge a cantora Billie Eilish