Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Youtube Netflix
Reprodução/Youtube Netflix

Os últimos dois episódios da quarta temporada de “Stranger Things” chegaram à plataforma de streaming Netflix nesta sexta-feira (1º) e a série entrou para os assuntos mais comentados das redes sociais.

Além dos já conhecidos Eleven (Millie Bobby Brown), Max (Sadie Sink), Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo), Will (Noah Schnapp) e Lucas (Caleb McLaughlin), a nova temporada trouxe uma nova forma do vilão dos protagonistas, chamado Vecna.

Quem é Vecna?

[Esse texto contém spoilers do volume I da quarta temporada de “Stranger Things”]

Nas últimas temporadas de “Stranger Things”, o Mundo Invertido foi sempre um mistério e os vilões anteriores, Demogorgon e o Devorador de Mentes, faziam parte de algo maior. A quarta temporada revelou que tudo no Mundo Invertido é controlado e faz parte de Vecna.

Leia também: Vai-Vai anuncia reedição de samba enredo para o carnaval 2023

Vecna aparece como uma criatura de forma humana, mas sem pele. Sua pele é avermelhada, como em carne viva, e seus músculos estão em constante movimento. O vilão já foi humano e tinha o nome de Henry Creel.

É revelado que Henry começou a apresentar comportamentos fora do normal ainda criança, uma vez que criou afinidades com aranhas viúvas negras e realizou constantes treinamentos psíquicos para matar animais.

Henry Creel acabou matando a própria mãe, que tentou o “curar”, e irmã, incriminando o pai Victor Creel pelo asssassinato de ambas. Mais tarde, é revelado que os poderes de Henry são descobertos pelo Dr. Martin Brenner, que tenta reproduzi-los em outras crianças, assim como fez com Eleven. Enquanto Eleven tem o número “011” no braço, Henry Creel tem “001”, por ser a cobaia.

Em um confronto com a Eleven, ela consegue o superar e criar um portal para o Mundo Invertido, o qual Henry cai. Na trajetória, ele é atingido por “raios” de energia e perde a pele humana, se tornando a criatura vermelha apresentada na série.

Leia também: TV Cultura e Rádio Cultura FM preparam programação para o Festival de Inverno de Campos do Jordão

Agora, ele ganha força a cada vitima que mata no mundo real, apenas com a mente e sem sair do Mundo Invertido, colocando-as em transe antes de matá-las. Entretanto, os protagonistas descobrem que é possível se salvar da "maldição do Vecna” com a música favorita de quem eles está prestes a matar.

Na série, a personagem Max consegue se salvar do ataque do vilão com "Running Up That Hill (A Deal with God)", da cantora Kate Bush. Após o lançamento da quarta temporada de “Stranger Things”, a canção de 1985 chegou ao topo das paradas mundiais.

A plataforma de streaming Netflix disponibilizou, nesta sexta-feira (1º), o volume II da quarta temporada de Stranger Things e o Spotify aproveitou o sucesso e a repercussão para criar uma ferramenta que possibilita aos usuários que eles descubram qual música os salvaria do Vecna, o vilão da série.