Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A data teve origem em 1960, com a realização do Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira dos Escritores na presidência de João Peregrino Júnior e um dos grandes nomes da literatura brasileira, Jorge Amado. 

Leia também: Entenda o que é prosopagnosia, doença rara que afeta o ator Brad Pitt

O objetivo do Dia do Escritor é reiterar a importância do trabalho desses profissionais, que através da escrita têm o poder de transmitir conhecimento, cultura, contar histórias com personagens marcantes e transformar não só as pessoas, mas também o mundo e a arte.

Confira cinco escritores que já passaram pela TV Cultura e você precisa conhecer

Lygia Fagundes Telles

Foi uma das escritoras brasileiras mais importantes e notáveis do século XX e da literatura brasileira. Além de advogada, romancista e contista, Lygia teve grande representação no pós-modernismo, e suas obras retratavam temas clássicos e universais como: morte, amor, medo, loucura, romance, e a fantasia. A escritora morreu em 4 de abril de 2022, aos 98 anos de idade. 

Tendo passagem pelo Roda Viva de 1996, Lygia também foi entrevistada por Manuel da Costa Pinto, apresentador na TV Cultura do programa Entrelinhas — que tem como assunto arte e literatura. 

José Saramago 

Foi um escritor português, premiado com o Nobel de Literatura. Em 1995 ganhou o o Prêmio Camões— importante troféu de literatura em português. Saramago é considerado o responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. 

O autor recebeu também um título póstumo. Em 2021 foi homenageado com o grau de Grande-Colar da Ordem de Camões, primeiro membro titular desta ordem honorífica recém-instituída. Saramago esteve presente no Roda Viva em 1992, 1998 e 2003. 

Adélia Prado 
Poetisa, professora, filósofa, romancista e contista do movimento modernista brasileiro. Adélia retrata em sua obra retrata o cotidiano, norteados pela fé cristã e permeados pelo aspecto lúdico — uma das características de seu estilo literário.

O surgimento da escritora representou a revalorização do feminino na literatura e da mulher como ser pensante. A escritora tem hoje 86 anos e consagrou-se como uma das vozes femininas mais importantes da poesia brasileira. 

Seu livro "Bagagem", conta com a presença de importantes personalidades como Carlos Drummond de Andrade, Affonso Romano de Sant'Anna, Clarice LispectorJuscelino Kubitschek. Adélia também foi vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura em 1978, e esteve no programa Roda Viva em 1994 e no ano de 2014

Paulo Scott 

O escritor gaúcho teve como livro de estreia o romance "Histórias curtas para domesticar as paixões dos anjos e atenuar os sofrimentos dos monstros", que foi lançado em 2001 sob o pseudônimo de "Elrodris"

Scott foi um dos três finalistas do Prêmio Açorianos de Literatura com o livro de contos "Ainda orangotangos", posteriormente adaptado para o cinema pelo, também gaúcho, Gustavo Spolidoro. O longa-metragem foi vencedor do 13º Festival de Cinema de Milão. 

Em 2019 lançou o romance "Marrom e Amarelo", ganhador do Prêmio Açorianos de Literatura 2020 e indicado ao International Booker Prize de 2022. Em abril de 2022, o escritor foi entrevistado pelo apresentador Manuel da Costa Pinto no programa Entrelinhas da TV Cultura. 

Leia também: Fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel é revelada

Valter Hugo Mãe

O escritor português nasceu na cidade angolana "Saurimo", e em 2007 atingiu o reconhecimento público com a atribuição do Prémio Literário José Saramago. Durante a entrega, o próprio José Saramago considerou o romance "Remorso de baltazar serapião" um verdadeiro "tsunami literário", nas palavras do escritor. 

Os quatro primeiros romances de Valter Hugo são conhecidos como a tetralogia das minúsculas. Escritos integralmente sem letras maiúscula,  pretendiam chamar a atenção para a natureza oral dos textos e conduzir a literatura à liberdade do pensamento. As letras minúsculas, usadas pelo autor, fazem alusão a uma utopia de igualdade, que é defendida e propagada pelo português. 

O escritor foi convidado ao Roda Viva de julho deste ano, no qual tratou de assuntos diversos incluindo também sua vida e obra