Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Provoca deste terça-feira (26) recebe Thiago André, criador e roteirista do podcast História Preta.

As eleições de outubro é uma uma das pautas do programa. Marcelo Tas quis saber o que não pode acontecer na votação. André é bem direto e diz que não quer que um Golpe de Estado aconteça no país. Sua maior preocupação é como muitos militares demonstram real vontade para que isso venha ocorrer.

“Na experiência que eu tive de vida militar, é que muitas pessoas lá dentro anseiam por esse tipo de coisa. Um golpe militar, onde os militares tomam o poder do país. É algo completamente desejável para muitos. O que acaba sendo espantoso”, afirma o produtor de conteúdo.

Antes de iniciar o podcast, André foi sargento da Marinha e viveu por muitos anos na corporação. Ele acabou pedindo baixa para conseguir conciliar todas as suas atividades.

Leia também: Ex-militar revela como era estar no Exército sendo de esquerda: “Não podia me dar o luxo de falar”

Uma das atividades fora do Exército foi a faculdade de História. Durante seus estudos, ele conta como aconteceu o Golpe Militar de 1964 e revela que o ato político não era unanimidade na tropa.

“Quando você estuda o Golpe de 64, você percebe que aquilo não era unanimidade dentro das tropas, principalmente entre os praças. Infelizmente, dentro da estrutura que a gente vive hoje, os militares democratas são silenciados. Essa hierarquia militar tende a silenciar pessoas”, explica.

Assista ao programa completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.