No Provoca desta terça-feira (16), Marcelo Tas recebe a escritora Aline Bei, autora dos livros ‘O Peso do Pássaro Morto’ e ‘Pequena Coreografia do Adeus’.
Logo no início da conversa, Tas quis saber a origem no título de seu primeiro livro, que faz referência a morte. Bei explica que essa foi uma experiência que teve durante sua infância e a marcou muito.
“Foi a experiência de um canário que morreu em minhas mãos. Eu, de alguma forma, carreguei isso dentro de mim. Minha mãe tinha pedido para eu segurá-lo e cortar suas unhas. Naquele instante, ele morreu de susto nas minhas mãos. Foi uma experiência bastante profunda e, naquela idade, eu não tinha vocabulário para expressar quanto me marcou”, revela.
Esse causo durante a infância a guiou durante toda a construção do livro e da personagem. A escritora revela que diversos aspectos da protagonista foram inspirados naquele canário de sua infância.
Leia também: Morre Wolfgang Petersen, diretor de Tróia, aos 81 anos de idade
“Ali ficou com uma memória de infância, uma dor [...] Esse grande acontecimento de corpo com pouca linguagem para dar conta disso. Então, depois a gente cresce para olhar para essa infância (...) escrever é voltar para a infância”, conclui.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS