No Provoca desta terça-feira (27), Marcelo Tas recebe o dramaturgo, escritor e antropólogo da beleza e do caos Fausto Fawcett.
Um internauta quis saber os motivos das músicas dos anos 1970, 80 e 90 fazerem tanto sucesso e terem relevância nos dias de hoje. Na visão de Fawcett, a geração que produzia neste período foi a última a ter um real contato com literatura, tornando as canções mais impactantes.
Leia também: TV Cultura lança nova temporada do Prelúdio com gravações abertas ao público
“Talvez tenha sido a última geração que tinha uma visão, um preparo, uma ligação com literatura, e tinham uma certa contundência de comentário, de crítica", explica.
Para exemplificar o seu pensamento, ele cita a cena de um filme onde uma mulher tem dificuldades em entender o livro “Romeu e Julieta”. Então, um personagem explica toda a trama envolvendo duas famílias rivais, mas o casal é bastante apaixonado. A moça então questiona: “porque não está escrito isso no livro?”. A resposta foi bem direta: “se ele fizesse apenas o release, a obra não ia durar 400 anos”.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS