No Provoca desta terça-feira (18), Marcelo Tas conversa com a designer e produtora de conteúdo Tabata Cristine sobre autismo.
Além do autismo, depressão também foi um dos temas do programa. Tas revela que pessoas autistas são mais diagnosticadas com essa doença e quis saber da convidada os motivos. Cristine conta as dificuldades e os gatilhos do cotidiano de uma pessoa autista.
“A gente vive numa realidade difícil. É bullying, exclusão, dificuldades de acesso a direitos, preconceito, mercado de trabalho fechado e muitas vezes ser ridicularizadas. Então, as pessoas são diagnosticadas com depressão por conta dessa realidade dura que não nos acolhe”, explica.
Diante dessas dificuldades, a produtora afirma que os níveis de suicídio em pessoas autistas de nível 1 são maiores comparado a quem está fora do espectro.
Leia também: “O cérebro do autista é completamente diferente de uma pessoa que não é”, explica Tabata Cristine
Outra barreira encontrada pelos autistas é o capacitismo, o preconceito com pessoas que possuem qualquer tipo de deficiência.
Assista ao trecho completo:
“Muitas vezes, os autistas são diagnosticados com depressão, por conta dessa estrutura que a gente está inserido e não nos acolhe”, comenta Tabata Cristine no #Provoca.@MarceloTas pic.twitter.com/UaHu0otR39
— TV Cultura (@tvcultura) October 19, 2022
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS