Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos de idade. A informação foi confirmada pela assessoria da artista. A causa do óbito não foi divulgada.
Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida como Gal Costa, foi uma das maiores vozes da música brasileira e teve 57 anos de carreira. Com um pouco mais de 20 anos de idade, participou do álbum "Tropicália ou Panis et Circencis", pedra fundamental do movimento tropicalista. Logo depois, em 1971, fez um dos espetáculos de maior repercussão da história da MPB, chamado "Fa-Tal", que também se consagrou como um álbum cultuado.
Leia também: “Rios Voadores”, coprodução internacional da TV Cultura, tem estreia mundial neste sábado (12)
Relembre cinco participações da cantora na TV Cultura:
1. Ensaio - 1994
Gal Costa participou do programa pela primeira vez em 1994. Na ocasião, ela falou da carreira, da vida particular e relembrou casos vividos.
2. Roda Viva - 1995
No ano seguinte, em outubro, a TV CUltura recebeu Gal no centro do Roda Viva. Durante a conversa, a cantora baiana contou histórias da adolescência - época em que foi descoberta por João Gilberto - e falou dos amigos tropicalistas.
3. Ensaio - 2008
Gal retornou ao ensaio em 2008. Nele, ela lembrou dos antigos programas musicais da TV, como os apresentados por Elis Regina, e lamenta o fato de muitos deles terem se perdido nos incêndios, como o da TV Tupi; lembrou da época de ouro dos festivais, em que concorreu com “Divino, Maravilhoso”, em 1968.
Em um registro inédito, cantou “Meu Primeiro Amor”, música eternizada pela a dupla Cascatinha e Inhana. No repertório, estão também “Vapor Barato”, “Sábado em Copacabana”, “Sorte” e “Samba do Grande Amor”.
4. Cultura Livre - 2014
A apresentadora Roberta Martinelli entrevistou Gal Costa, que falou sobre o repertório, a banda e a preparação para os shows da turnê de 'Recanto', que tem direção musical de Caetano Veloso.
5. Metrópolis - 2021
A participação mais recente na TV Cultura, em celebração aos 75 anos de vida da cantora.
Leia também: Criolo e Emicida estreiam suas homenagens a Paulinho da Viola em Atemporais no Spotify
REDES SOCIAIS