Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook Liga SP
Reprodução/Facebook Liga SP

Em 2023 os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo acontecem nos dias 17 e 18 de fevereiro.

No próximo carnaval teremos enredos sobre Paraty, Bezerra da Silva, Yasuke e muitos outros. 

Conheça o enredo que as escolas do Grupo Especial levarão ao Sambódromo do Anhembi:

Independente Tricolor - “Samba No Pé, Lança na Mão, Isso É Uma Invasão”

Divulgação


A vermelha, preto e branca irá abrir os desfiles do Grupo Especial com um enredo inspirado na guerra de Tróia, traçando um paralelo entre a mitologia grega e a realidade. O tema foi uma ideia do presidente da agremiação, Alessandro Santana, mais conhecido como Batata e está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Amauri Santos.

Acadêmicos do Tatuapé - “Do Caminho do Ouro A Economia Azul. Patrimônio Mundial, Cultura E Biodiversidade. Paraty, Cidade Criativa da Gastronomia”

Divulgação


Para o próximo carnaval o enredo escolhido pela Acadêmicos do Tatuapé foi Paraty. A cidade histórica do Rio de Janeiro terá sua história contada no Sambódromo do Anhembi. O projeto é desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Santos.

Barroca Zona Sul - “Guaicurus”

Divulgação


A comunidade da Zona Sul terá como tema "Guaicurus", trazendo os povos primários que habitavam as regiões do centro-oeste antes do descobrimento do Brasil, em 1500. Rodrigo Meiners é quem assume o projeto da escola.

Unidos de Vila Maria - “Vila Maria, Minha Origem, Minha Essência, Minha História! Fonte de Amor Muito Além do Carnaval”

Divulgação


Como tema para o próximo carnaval a agremiação contará sua própria história, revivendo momentos, apresentações e sambas inesquecíveis para a sua comunidade. O carnavalesco Cristiano Bara, seguirá à frente do projeto.

Rosas de Ouro - “Kindala! Que O Amanhã Não Seja Só Um Novo Nome”

Divulgação


Com um enredo afro, a Rosas de Ouro buscará o respeito e igualdade racial no Sambódromo do Anhembi em 2023, além de exaltar a luta e conquistas do povo negro. O carnavalesco Paulo Menezes é quem coordena o carnaval da agremiação

Tom Maior - “Um Culto Às Mães Pretas Ancestrais”

Divulgação


O tema desenvolvido pelo carnavalesco Flávio Campello traz essa figura que guia nossa jornada e aborda o maternar espiritual, através dos pilares criação, ensinamento, guia, força, respeito e devoção. O enredo carregado de histórias, trará para avenida um desfile colorido, com alguns orixás representados em suas fantasias.

Gaviões da Fiel - “Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!”

Divulgação


Trazendo uma mensagem de paz, amor e união entre as religiões, a Gaviões da Fiel irá encerrar os desfiles da sexta-feira de carnaval. O enredo tem como propósito mostrar que Deus se revela de diversas formas. A dupla de carnavalescos André Marins e Júlio Poloni são os responsáveis pelo desenvolvimento do tema.

Leia mais: Carnaval 2023: Liga SP define data dos desfiles do Grupo de Acesso II

Estrela do Terceiro Milênio - “Me dê a sua tristeza que eu transformo em alegria! Um tributo à arte de fazer rir!”

Divulgação


Em uma homenagem aos grandes comediantes do Brasil, a recém chegada ao Grupo Especial promete trazer muito humor e irreverência ao seu desfile. Murilo Lobo, carnavalesco que acompanha a escola há quatro anos é quem novamente assinará o carnaval da agremiação.

Acadêmicos do Tucuruvi - “Da Silva, Bezerra. A Voz do Povo”

Divulgação


Trazendo o “rei da malandragem” como tema, a Acadêmicos do Tucuruvi revive a história do sambista Bezerra da Silva, responsável pelo sucesso “Malandro É Malandro E Mané É Mané”. O enredo é assinado pela dupla de carnavalescos Dione Leite e Yago Duarte.

Mancha Verde - “Oxente, Sou Xaxado, Sou Nordeste, Sou Brasil”

Divulgação


A campeã do último carnaval, anunciou seu enredo antes mesmo de seu desfile. Em 2023 levará ao Sambódromo do Anhembi a cultura do xaxado e de todo o Nordeste. O tema foi uma escolha do presidente Paulo Serdan e está sendo desenvolvido pelo carnavalesco recém chegado a verde e branca, Paulo Machado.

Império de Casa Verde - “Império dos Tambores – Um Brasil Afromusical”

Divulgação


Em uma história sobre musicalidade, representatividade e ancestralidade, a escola de samba da Zona Norte, traz a construção musical do Brasil, através de tambores africanos. O carnavalesco Leandro Barbosa é o responsável pelo enredo.

Mocidade Alegre - “Yasuke”

Divulgação


A agremiação 10 vezes campeã do Grupo Especial, terá com tema o primeiro samurai negro: Yasuke, juntando as culturas do Japão e Brasil. O enredo é assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira.

Águia de Ouro - “Um Pedaço do Céu”

Divulgação


A escola da Pompéia vai em busca de seu segundo campeonato trazendo lembranças dos que já partiram, questionando a existência humana, trazendo sonhos e sensações que levam os espectadores ao céu. O carnavalesco Sidnei França continua responsável pelo desfile.

Dragões da Real - “Paraíso Paraibano – João Pessoa, A Porta do Sol das Américas”

Divulgação


A tricolor da Vila Anastácio vai exaltar a beleza e cultura de João Pessoa no carnaval de 2023. O experiente, Jorge Freitas é o carnavalesco que irá assinar o carnaval da escola.

Leia também: Carnaval 2023: Veja a ordem dos desfiles do Rio de Janeiro