Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura


A TV Cultura exibe nesta quarta-feira (21), às 22h, o último episódio inédito da minissérie, dirigida por Luiz Fernando Carvalho. A produção conta com Antonio Fagundes no elenco, além dos atores Daniel de Oliveira, Pedro Paulo Rangel, Louisa Sexton, Ilana Kaplan, Gabriel Leone, André Frateschi, Cassio Scapin, Celso Frateschi, Walderez de Barros, Maria Fernanda Candido, Jussara Freire, Fafá de Belém, Margareth Menezes e muitos outros.

Leia também: TV Cultura prepara programação especial de fim de ano

No 16º episódio, A coroa, Dom Pedro I (Daniel de Oliveira) concede a Domitila (Marcela Vivan) o título de Marquesa de Santos. Cada dia mais solitária e deprimida, Leopoldina (Louisa Sexton) fica gravemente doente e morre após sofrer um aborto, em 1826. 

Em Lisboa, o regente Dom Miguel (Gabriel Leone) convoca as cortes em 1828 e é coroado rei. Enfrentando forte instabilidade social e rebeliões dos liberais, Dom Pedro abdica do trono brasileiro em favor do príncipe herdeiro, em 1831. 

Leia também: Em vídeo no TikTok, Rihanna mostra pela primeira vez filho com o rapper A$AP Rocky

Ele retorna a Portugal com sua segunda mulher, a imperatriz Amélia de Leuchtenberg (Liz Baskerville), e trava uma longa batalha com o irmão Dom Miguel em defesa do direito de sua filha Maria da Glória (Sophia Villanova) ao trono português. Com a saúde frágil após a Guerra dos Dois Irmãos, Dom Pedro contrai tuberculose e morre, em 1834.