Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/ MIS
Divulgação/ MIS

O Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, inaugura, no dia 16 de fevereiro, a exposição de longa duração “Linha do tempo da fotografia, Acervo MIS”.

Leia mais: Rihanna relembra a infância em Barbados em trailer de apresentação do Super Bowl; assista

A mostra exibirá dezenas de equipamentos originais, datados do século 19 até os tempos atuais, para traçar o desenvolvimento das câmeras fotográficas ao longo de quase 150 anos. A visitação é gratuita, de terça a sexta, das 11h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

O MIS criou um panorama técnico-social a partir do seu acervo, que permite captar imagens desde o início do século 19. A trajetória dos avanços e mudanças estéticas ao longo de mais de cem anos da fotografia pautam a mostra, que exibe mais de 30 itens originais.

Além dos equipamentos fotográficos, a exposição conta com uma série de imagens, também selecionadas do acervo do museu, que ilustram, período a período, a evolução da prática, dos formatos, das técnicas de registro e revelação.

A linha do tempo começa em 1880, década aproximada da câmera mais antiga no acervo do Museu, e vai até os anos 2020. As mudanças na forma de registro, nas técnicas de revelação e popularização da ferramenta ao longo dos anos são elementos presentes na exposição. A pesquisa para a exposição “Linha do tempo da fotografia – Acervo MIS” contou com a contribuição de toda a equipe de conservadores do CEMIS (Centro de Memória e Informação do MIS).

O Acervo MIS tem como Patronos Goldman Sachs e Siemens. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do ProAC.

A B3 e Lenovo são Mantenedoras Ouro do MIS, que tem o Apoio Institucional da Kapitalo Investimentos na categoria Master, Vivo e Grupo Travelex Confidence na categoria Ouro e Vedacit e TozziniFreire Advogados na categoria Prata. O MIS tem apoio de mídia da TV Cultura, JCDecaux, Folha de S.Paulo, Nova Brasil FM e Alpha FM e apoio operacional do hotel Pestana e Telium.

Serviço

“Linha do tempo da fotografia, Acervo MIS”

Data: a partir 16 de fevereiro de 2023

Horário: terça a sexta, das 11h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Local: Espaço Expositivo térreo

Classificação: Livre

Leia também: C6 Fest 2023: Organização divulga datas e local do evento