Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No Provoca desta terça-feira (14), Marcelo Tas conversa com a atriz, autora e diretora Grace Gianoukas, que está em cartaz com o monólogo “Nasci para ser Dercy”.

Além dos trabalhos atuais, Tas também quis saber sobre os primeiros grandes projetos da atriz e pergunta sobre o início do ‘Terça Insana’, um dos grandes projetos do humor brasileiro. Ela, primeiramente, explica como conseguiu um lugar para apresentar o espetáculo.

“Tinha um amigo, o Antonio Rocco, que tinha um teatro no centro de São Paulo, o N.EX.T. Só que em um período, a entrada passou ser dentro de um prédio e pegou o espaço da frente para fazer um bar. Ele me chamou para fazer um espetáculo, mas estava louca para cuidar do bar. Mas ele chamou o cara da esquina para tocar do bar, porque ia lançar um livro. Nisso aí, ele pediu para eu fazer um show”, conta.

Na época, ela conta que chamou amigos que já tinha experiência em comédia e investiu em algo diferente do que a televisão estava fazendo.

Leia também: Lana Del Rey lança "A&W", single de seu 9º álbum, nesta terça-feira (14)

Uma das principais dúvidas de Tas é sobre o dia de apresentações e questiona porque escolher terça-feira. Gianoukas explica que era o dia de folga dos atores.

“Cheguei no Roccoo e falei: ‘me dá a terça-feira, quero fazer um negócio’. Era o dia de folga dos atores. Geralmente, a gente trabalhava de quinta a domingo, segunda era meio caído, então fazíamos banco e supermercado, e terça já dava uma levantada”, afirma.

Além da apresentação, a artista conta que o show era usado para todos estudarem novas linguagens de comédia e testar novas técnicas. Na visão dela, o humor brasileiro estava muito adolescente.

Leia também: Sesc inicia a venda de ingressos para shows de Evan Dando

“É uma tendência brasileira. O humor do bullying. Todo político é corrupto, toda mulher é puta e burra, o careca é não sei o que. Sabe? Nós tínhamos a maior passeata LGBTQIA+ do mundo, mas todas essas pessoas seguiam sendo ridicularizadas. Eu achava que a gente tinha que buscar uma comédia que traduzisse a mudança do pensamento contemporâneo”, completa.

Assista ao trecho completo:


O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo: