Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A história do Brasil está cheia de mulheres importantes, muitas marcaram suas épocas, e revolucionaram fatos dentro de suas áreas. Mulheres indígenas, negras africanas se destacaram na trajetória do país. A TV Cultura separou algumas. Conheça suas histórias. 

Veja imagens: Webstory: Dia das mulheres: Brasileiras que revolucionaram a história

Maria Firmina

A escritora é considerada a primeira romancista negra do Brasil. A escritora publicou, em 1859, "Úrsula", considerado o primeiro romance abolicionista do país. 

Ela e Dandara, que ajudou na construção do Quilombo dos Palmares, por exemplo, fazem parte de mulheres que tiveram sua história apagada pela sociedade e pelo racismo. Embora não haja registros, acredita-se que Dandara era brasileira ou uma africana que teria vindo ainda pequena para o Brasil. Foi a companheira de Zumbi dos Palmares, com quem teve três filhos.

Anita Garibaldi

A revolucionária é conhecida com a "Heroína dos Dois Mundos", foi recentemente homenageada pela cantora Anitta e fez parte da Revolução Farroupilha e do processo de unificação da Itália.

Pagu

Foi uma escritora, poetisa, jornalista e militante da política brasileira. Teve destaque no movimento modernista de 1922. 

Chica da Silva

Foi uma escravizada alforriada que se tornou uma das mulheres mais importantes da sociedade colonial de Minas Gerais no século XVIII.

Hebe Camargo

Considerada a Rainha da Televisão Brasileira, Hebe já entrevistou diversas personalidades como Neil Armstrong, Edith Piaf, Amália Rodrigues e outros.

Maria da Penha

É uma farmacêutica que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. A ativista é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres.

Luiza Trajano

Em 2021, a empresária dona da rede Magazine Luiza foi listada pela revista Time como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. 

Nise da Silveira 

É reconhecida mundialmente por sua contribuição à medicina. Nise foi a primeira médica psiquiatra do Brasil que revolucionou o tratamento mental, que antes, funcionavam através de choque. Nice trouxe a humanidade e a ciência para tratamentos funcionais.