Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @ninasimone
Reprodução | Instagram @ninasimone

No Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8), a Rádio Cultura FM (103,3) dedica 24 horas da sua programação às compositoras e intérpretes de músicas clássicas, brasileiras e do jazz.

As homenagens começam meia-noite, com o Cultura Jazz, apresentando o show de Nina Simone. A apresentação foi gravada em 6 de maio de 1988, em Hamburgo, na Alemanha, e foi registrada pela Rádio alemã NDR e disponibilizada, com exclusividade, para a Rádio Cultura, por meio da parceria com a EBU – União Europeia de Rádio e Televisão.

Às 17h, o Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia traz uma entrevista com a jovem regente brasileira Alexandra Arrieche. Atualmente, ela é diretora das orquestras Sinfônica de Olympia, em Washington, da Orquestra Sinfônica da Cidade de Henderson, em Nevada, e regente principal da Orquestra Filarmônica da Antuérpia.

Leia mais: Esposa de Bruce Willis pede para que paparazzi não gritem para falar com seu marido

O Conexão Europa, às 20h, apresenta um concerto inédito gravado em outubro de 2021, na Sala de Concerto Walt Disney, em Los Angeles, Estados Unidos. O concerto conta com a participação da pianista italiana Beatrice Rana, sob a regência da finlandesa Susanna Mälkki. Entre as obras que fazem parte do repertório deste concerto está “Vista” da compositora (também finlandesa) Kaija Saariaho.

Encerrando o dia, às 23h, o programa O que há de novo, apresentado pelo jornalista e crítico musical João Marcos Coelho, traz o recém- lançado disco “Music for soprano & Guitar by Female Composers” (Música de mulheres compositoras para soprano e violão). O álbum gravado neste ano pela soprano espanhola Cristina Bayón e pelo violonista Jesús Pineda reúne obras de autoras como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, Isabella Colbrán, Maria Malibrán, Pauline Viardot Garcia e Pauline Duchambge.

Sobre a programação

Segue durante todo o dia trazendo obras de diferentes períodos da história da música, de compositoras como, Hildegard Von Bingen, Barbara Strozzi, Fanny Mendelssohn, Louise Farrenc, Clara Schumann, Ethel Smith, Amy Beach, Germaine Tailleferre, Lili Boulanger, Jeniffer Higdon, Ellen Reid, Gabriela Montero e as brasileiras Chiquinha Gonzaga, Tia Amélia, Tia Inah, Eliane Elias e Léa Freire.

Entre as intérpretes que fazem parte da programação estão regentes como, Marin Alsop, Barbara Jones, JoAnn Falletta e Christina Pluhar e solistas como, as pianistas Guiomar Novaes, Eudóxia de Barros, Maria Teresa Madeira, Angela Cheng, Martha Argerich e Hélène Grimaud e, ainda, nomes como os de Sol Gabetta (violoncelo), Thea King (clarinete), Nuria Rial (soprano), Becky Baxter (harpa), Lisa Batiashivili (violino), Milagro Caliva (bandoneón) e Alison Balsom (trompete).

Leia também: Nas redes sociais, Whindersson Nunes anuncia que irá participar de torneio de boxe mundial