Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @xuxameneghel
Reprodução/Instagram @xuxameneghel

A modelo, atriz, apresentadora e cantora Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, completa 60 anos de idade nesta segunda-feira (27).

Conhecida como "Rainha dos Baixinhos", a artista se tornou um dos maiores nomes do Brasil no entretenimento infanto-juvenil.

Desde o início de sua carreira, ainda nos anos 80, Xuxa foi alvo de diversas polêmicas, julgamentos e momentos marcantes.

Por isso, o site da TV Cultura separou cinco momentos inesquecíveis da artista. Confira:


Parto em rede nacional

No dia 29 de julho de 1998, o Brasil parou para assistir ao Jornal Nacional. O programa fez uma cobertura do nascimento de Sasha Meneghel, filha da apresentadora com seu até então namorado, o ator Luciano Szafir. Na matéria, foram mostradas diversas cenas da recém-nascida, como por exemplo seu primeiro banho.

Namoro com Pelé

O romance com o Rei do Futebol, que era 23 anos mais velho do que a artista, foi um dos primeiros episódios de julgamento e machismo contra ela. O casal se conheceu no início dos anos 80 e ficou junto por aproximadamente seis anos.

Namoro com Ayrton Senna

Seu vínculo com o ícone do automobilismo brasileiro durou de 1988 a 1989. Recentemente, ela admitiu que ainda tinha sentimentos pelo piloto após o término e que planejava abordar o atleta dias antes do acidente que o vitimou em 1994.

Abuso

Ao comentar a frase "pintou um clima", proferida por Jair Bolsonaro (PL), Xuxa revelou que foi vítima de violência sexual ainda na infância: "Por volta de meus três, quatro anos, sofri meu primeiro abuso. Consequentemente, muitos outros apareceram, e o último foi aos meus 13 anos. Um velho me encurralou em uma parede. Estava apenas de camiseta e a parte de baixo do biquíni. Ele passou a mão dele no meu corpo todo, eu não falei nada e não fiz nada. Quando ele tentou me beijar, eu o empurrei e saí chorando".

Números astronômicos

Ao longo de sua carreira, Xuxa lançou 35 álbuns de estúdio e 23 de vídeo - destes, quatro estão entre os mais vendidos na história do Brasil. Ela vendeu mais de 50 milhões de cópias de discos e é recordista no mundo. Foi indicada seis vezes ao Grammy e venceu o prêmio em duas delas.