Diretor de “Marte Um”, Gabriel Martins conta início de carreira e loucuras para gravar primeiros filmes
No Provoca, cineasta revela como conheceu seus sócios e abriu uma produtora com apenas 21 anos
18/04/2023 22h25
No Provoca desta terça-feira (18), Marcelo Tas conversa com Gabriel Martins, diretor de “Marte Um”, filme brasileiro que disputou uma vaga no Oscar 2023 de melhor filme internacional.
Diante de todas as dificuldades de se fazer cinema no Brasil, Tas pergunta ao diretor o que o motivou a abrir a Filmes de Plástico, sua produtora audiovisual, quando ainda tinha 21 anos de idade. Martins revela que conhecer seu sócio no curso de cinema no Centro Universitário Una Aimorés foi fundamental.
“Maurilio é dez anos mais velho do que eu, mas estávamos na mesma sala da faculdade e éramos do mesmo bairro. Incrível como não nos conhecemos antes. Isso tinha que virar alguma coisa. Se soma a chegada de André Novais, mais um parceiro. Então, a gente se encontra em um lugar que, em tese, não deveríamos estar lá”, afirma.
O cineasta conta como foi o início do trabalho na produtora e relembra de projeto “malucos”, como gravar um curta metragem em apenas um dia com uma câmera emprestada.
Leia também: “E se o próximo ‘Neymar’ quisesse ser astrofísico?”: Diretor de “Marte Um” conta ideia inicial do filme
“Filmando e aprendendo como se fima. Erramos também. Depois paramos para pensar em como a gente poderia transformar essa vontade em profissão”, diz.
Assista o trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS