Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @joaoleemusic
Reprodução/Instagram @joaoleemusic

O planetário do Parque Ibirapuera sediará, nesta quarta-feira (10), o velório de Rita Lee. No local, haverá uma projeção especial das constelações e estrelas na mesma posição em que estavam no dia em que a cantora nasceu, em 31 de dezembro de 1947. A cerimônia de despedida será aberta ao público das 10h às 17h.

O portal da TV Cultura entrou em contato com a administração do Planetário do Ibirapuera Aristóteles Orsini, que confirmou a realização da projeção.

O corpo deverá ser cremado em um momento reservado a familiares e amigos próximos, como era de sua vontade.

Por que no Planetário?


Foto: Reprodução/Instagram @ibirapueraplanetario

Na obra “Rita Lee: Uma autobiografia”, de 2016, a cantora revelou que fazia frequentes visitas ao planetário, ao que ela chamou de “must semanal”. Rita ainda definiu a região, onde o parque seria posteriormente construído, como uma espécie de “Floresta Encantada”.

“O Planetário do Ibirapuera era o must semanal, e depois da sessão, uma banana-split na lanchonete ao lado”, afirmou a cantora em seu livro.

Antonio Lee, filho da artista, expressou a conexão e o interesse de Rita com o universo em uma homenagem publicada nas redes sociais nesta terça-feira (9): “Esperando você me visitar nos meus sonhos para continuar as nossas longas conversas sobre o universo”, destacou.

Leia também: Prefeito do Rio de Janeiro promete atender vontade de Rita Lee de virar nome de praça

Mais uma estrela no céu

Rita Lee Jones de Carvalho, considerada uma estrela do Rock na Terra, brilha agora como estrela no céu. A cantora faleceu aos 75 anos na última segunda-feira (8), após ter enfrentado um câncer de pulmão desde 2021. A morte foi anunciada pela família por meio das redes sociais.

"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou", destacou o perfil oficial de Rita pelo Instagram.

Nascida em São Paulo e criada no bairro Vila Mariana, a cantora se tornou referência de protagonismo feminino e virou símbolo de liberdade ao romper com padrões socialmente estabelecidos. Rita fez parte do aclamado grupo musical “Os Mutantes” e deixou sua marca em hits como “Ovelha Negra”, “Mania de Você”, “Lança Perfume”, “Agora só falta você”, entre tantos outros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta nesta terça-feira (9) luto oficial de três dias pela morte da cantora.

Leia também: Donald Trump é condenado por abuso sexual e difamação contra jornalista