O cantor Roger Waters, um dos cofundador do Pink Floyd, está investigado por incitar o ódio depois que ele vestiu um traje nazista em um show na capital alemã. O anúncio da apuração foi realizado pela polícia de Berlim nesta sexta-feira (26).
O cantor usou, na apresentação da noite de quarta para quinta da semana passada (17 e 18), um uniforme oficial usado pela SS.
A organização Stop Antisemitism divulgou um vídeo em que mostra Waters com um casaco preto e braçadeiras vermelhas segurando um fuzil.
Great news! Berlin police have launched a criminal investigation into Roger Waters following his concert in which he dressed like a Nazi SS officer holding a gun and denigrated the murder of Anne Frank.
— StopAntisemitism (@StopAntisemites) May 25, 2023
Shockingly @AMCTheatres is promoting Waters currently. pic.twitter.com/6AlIHMmbR2
O Twitter manteve o vídeo, no entanto, apontou que o registro estava fora de contexto, explicando se tratar de uma encenação.
"Roger Waters interpreta um Pink Floyd, um astro do rock que toma uma overdose e cai na loucura, alucinando que é um ditador em um comício fascista, e o público é seu apoiador. É um papel famoso interpretado por Bob Geldof no filme “Pink Floyd: The Wall” (1982)", diz a nota da rede social.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel acusou Waters na quarta-feira "de ter manchado a memória de Anne Frank e dos seis milhões de judeus assassinados durante o Holocausto".
"Waters quer comparar Israel aos nazistas" e é "um dos maiores detratores dos judeus de nosso tempo", afirmou o embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, no Twitter.
At a Berlin concert @RogerWaters compared Anne Frank to Shireen Abu Akleh, a journalist shot while in an active combat zone. Waters seeks to compare Israel to the Nazis. He is disgracefully one of the biggest Jew haters of our time. And he is a worse musician than David Gilmour. pic.twitter.com/NNdlZSFguq
— Danny Danon 🇮🇱 דני דנון (@dannydanon) May 23, 2023
REDES SOCIAIS