Rita Lee é homenageada em mural na Vila Mariana, bairro em que a cantora cresceu em SP; veja imagens
A obra de três artistas plásticos está localizada em um muro da Avenida Domingos de Morais, na zona sul da capital paulista
26/05/2023 17h56
O bairro da Vila Mariana (SP) recebeu um novo cantinho especial. A cantora Rita Lee, que nasceu e cresceu na região da capital paulista, foi homenageada em um mural por três artistas plásticos. Paulo Terra, Pedro Terra e Gê Moura são os responsáveis pela produção, que foi finalizada nesta sexta-feira (26).
O mural, que fica em um restaurante na Avenida Domingos de Morais, apresenta duas imagens da rainha do rock brasileiro. A da esquerda mostra Rita no período dos anos 60/70, enquanto a da direita é de uma cena de 1990.
O portal da TV Cultura entrou em contato com Pedro Terra, um dos artistas participantes do projeto, que falou sobre a motivação da produção:
“Uma artista como ela merecia uma homenagem nossa, por tudo que ela representou para a música brasileira”, afirmou o artista plástico.
Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Terra
Sobre o processo de escolha do local, Pedro Terra contou que eles ouviram a sugestão do público por meio de uma enquete pelas redes sociais.
“A gente fez uma enquete no Instagram perguntando para a galera, que sugeriu que o mural fosse feito na Vila Mariana, onde ela teve uma história ali. Aí a gente começou a ir atrás de uns murais na região e conseguimos esse na esquina de um restaurante. Na sequência, já começamos a desenvolver a arte”, destacou.
O trabalho teve duração de aproximadamente dez dias
Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Terra
Leia também: A despedida da rainha do rock por um olhar da juventude: “Levo a Rita Lee como uma santa protetora”
Em inúmeras ocasiões, Rita Lee demonstrou a sua íntima relação com o bairro da Zona Sul da cidade, local onde morou na década de 1920 com a família em um casarão na Rua Joaquim Távora.
A cantora faleceu aos 75 anos no dia 8 de maio deste ano, após ter enfrentado um câncer de pulmão desde 2021. A morte foi anunciada pela família por meio das redes sociais. O velório foi realizado no dia 10 de maio no planetário do Parque Ibirapuera, em cerimônia que contou com a presença de crianças e jovens.
REDES SOCIAIS