O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) censurou o trailer do filme live action da Barbie, estrelado por Margot Robbie.
A entidade argumenta que o teaser apresenta “cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro” e estar “em exibição ostensiva para o público infantil”, violando o artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Leia mais: Vídeo de bastidor do novo "Missão Impossível" mostra filmagens em trem em movimento
Segundo o Conar, a liminar impede que o trailer seja exibido nos cinemas antes de sessões de filmes que tiverem classificação etária para menores de 12 anos em todo o Brasil.
O trailer, que é considerado peça publicitária, mostra uma criança quebrando cabeças de bonecas. Veja o trailer do filme:
A liminar contra o filme tem validade até a próxima reunião da diretoria do Conar, que ainda não tem data.
A Warner Bros. pode recorrer da determinação. Até o momento, a companhia não se manifestou sobre o assunto
O filme “Barbie”, dirigido por Greta Gerwig, tem classificação indicativa de 12 anos, e não é voltado para o público infantil. A decisão ocorre após o Vietnã proibir a exibição do filme nos cinemas do país.
Leia também: Zayn Malik revela data de lançamento de música nova
Segundo informações da mídia estatal do país, a decisão das autoridades acontece por conta de um mapa que aparece nas imagens do longa que atribui a China uma zona marítima disputada.
A “linha de nove traços” em forma de U é usada em mapas chineses para ilustrar suas reivindicações sobre vastas áreas do Mar do Sul da China, incluindo partes do que o Vietnã considera sua plataforma continental, onde dispôs concessões de petróleo.
O filme tem estreia prevista no Brasil para o dia 20 de julho e conta com as participações de Margot Robbie, Ryan Gosling, Hari Nef, Michael Cera, Ncuti Gatwa, Emerald Fennell, Simu Liu, Issa Rae, Scott Evans, Sharon Rooney, Emma Mackey, Ana Cruz Kayne, Kingsley Ben-Adir, Helen Mirren e Connor Swindells.
O portal da TV Cultura entrou em contato com o Conar e aguarda o posicionamento. O espaço segue aberto.
REDES SOCIAIS