Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @5sos
Reprodução | Instagram @5sos

A banda 5 Seconds of Summer se apresentou no Espaço Unimed, em São Paulo, na noite desta terça-feira (25), com a turnê ‘The 5 Seconds of Summer Show’.

Antes do show na capital paulista, o grupo cantou no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, no último domingo (23). 

Formado por Luke Hemmings (vocal/guitarra), Ashton Irwin (vocal/bateria), Michael Clifford (vocal/guitarra) e Calum Hood (vocal/baixo), o grupo está em turnê mundial pela América Latina. Os shows também acontecerão na Europa e Estados Unidos.

A turnê faz parte da divulgação do álbum The Feeling of Falling Upwards”, gravado ao vivo no Royal Albert Hall.

Com um público de mais de 8 mil pessoas, os fãs cantaram todas as canções do início ao fim em uma apresentação de quase duas horas. Em alguns momentos, era difícil ouvir a voz do vocalista Luke Hemmings.

Os australianos subiram ao palco por volta das 21h35, no horário de Brasília, e o show da começou eletrizante ao som da canção "Bad Omens". O quarteto mostrou que a noite seria animada na capital paulista.

Crédito: Iris Alves

Não demorou muito para os integrantes falaram com os fãs brasileiros. 5SOS rapidamente agradeceu o público e comentou o tempo em que ficou sem tocar no país, a última apresentação aconteceu em 2018. Com Michel vestindo a camisa da Seleção Brasileira, não ficou dúvidas do amor da banda pelos espectadores daqui.

Não só esse momento foi reservado para as declarações. Durante um momento de pausa, o baterista Ashton disse que estar no Brasil é "como estar em família". O músico fez a fala logo após beber um Guaraná, refrigerante tradicional do país.

Em outro momento, Michael afirmou que o show era o mais animado da turnê inteira, o músico agradeceu o público, que logo depois retribuiu o carinho cantando "Jet Black Heart" em um volume altíssimo.

Um dos momentos marcantes da apresentação aconteceu durante a música "Outerspace", uma das mais cantadas da noite.

Não apenas gritos e aplausos foram ouvidos, as lágrimas também apareceram durante a apresentação. O público se emocionou, principalmente, durante a canção "Amnesia", uma das mais antigas e populares do grupo.

Com um público fiel, os fãs não economizaram a voz em canções como "Easier", "If Walls Could Talk", "Blender" e "She's Kinda Hot", "She Looks So Perfect", "Youngblood", as mais agitadas da setlist.

Em um show interativo com o público, os vídeos, ao longo do show, mostraram pequenas 'brincadeiras' dos integrantes com os fãs. As apresentações relembraram o estilo do começo da banda e faziam trocadilhos com o fanatismo dos apaixonados pelo 5sos.

Uma das tradições do grupo durante essa turnê é escolher uma música "surpresa" para tocar durante o espetáculo. Os integrantes jogam um dado enorme na plateia, que devolve para o palco. Quando o objeto volta ao palco, a música que aparece em cima do dado é a escolhida.

Arquivo Pessoal

A canção cantada na noite de São Paulo foi "Heartache On The Big Screen". A escolha obteve a aprovação dos presentes.

Com uma pegada pop/rock, o grupo se mostrou muito entrosado, principalmente nos solos instrumentais, o que fez o público vibrar e cantar mais alto em cada nota. O destaque fica com o baterista, que ganhava uma chuva de gritos e aplausos em seus momentos 'sozinho'.

Ao longo do show foi possível observar a evolução musical do grupo, seja pelas canções ou pelos arranjos musicais. Com uma vasta presença de palco, foi difícil ficar parado durante a perfomance do  5 Seconds of Summer, que entregou ao público um ótimo show de uma banda que faz uma mistura de pop e de rock.

Além disso, mostrou que tem uma fã base fixa e fiel no Brasil, que mesmo com a demora, sempre voltará a lotar casas de shows para ver ou rever os australianos. 

Crédito: Iris Alves

História

O grupo australiano foi formado em 2011, em Sydney. Luke Hemmings, Michael Clifford e Calum Hood estudavam na mesma escola quando decidiram se juntar como uma banda, Ashton foi o último a entrar no quarteto, após uma necessidade de um baterista na formação. 

Com o quarteto formado, os integrantes do 5 Seconds of Summer começaram a divulgar os primeiros trabalhos no Youtube, quando faziam covers de canções famosas. O grupo ganhou notoriedade em 2012, quando foram descobertos pelo cantor Louis Tomlinson, então integrante da One Direction.

Foi em maio de 2012 que o grupo 5SOS lançou sua primeira música autoral, chamada de “Gotta Get Out”.

Em junho, eles lançaram o primeiro EP, “Unplugged”, que ficou em terceiro no iTunes Austrália.

Após o lançamento de “Unplugged”, a banda fez uma pequena turnê pela Austrália intitulada “Twenty Twelve Tour”. Todos os shows tiveram seus ingressos esgotados.

Em outubro, eles foram convidados pelo grupo norte-americano Hot Chelle Rae para abrir os shows da “Whatever World Tour” no país.

Anos depois, eles voltaram a abrir outros shows. A boyband britânica One Direction foi importante para a ascensão mundial do grupo australiano. Em 2012, o quarteto foi convidado para abrir os shows da "Take Me Home Tour", segunda turnê da One Direction, as apresentações aconteceram nos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e entre outros. 

A parceria entre as duas bandas não acabou por aí, 5sos ainda abriu os shows da turnê mundial ‘Where We Are’, que aconteceu em 2014. 

No mesmo ano, em fevereiro, os australianos lançaram o primeiro single ‘oficial’ da carreira, "She Looks So Perfect". A canção ficou em primeiro lugar nas paradas na Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Reino Unido.

Desde então, o grupo vem colecionando sucessos como "She's Kinda Hot", "Youngblood", "Easier", "Teeth", "Who Do You Love" e muitos outros. 

Os australianos acumulam cinco discos oficiais: “5 Seconds of Summer” (2014); “Sounds Good Feels Good” (2015); “Youngblood” (2018); “CALM” (2020); “5SOS5” (2022). 

A apresentação desta terça não é a primeira no país. O grupo já realizou três shows em solo brasileiro. Na primeira vinda ao país, em 2017, a banda cantou na edição do Rock in Rio, e, posteriormente, em São Paulo, para uma espetáculo no Espaço das Américas.

Um ano depois, em 2018, fez um show único em São Paulo no Cine Joia, para apresentar o álbum "Youngblood". 

Setlist do show de 5 Seconds of Summer em São Paulo (25/07)

1. Bad Omens

2. 2011

3. Caramel

4. BLENDER

5. Easier

6. Babylon

7. If Walls Could Talk

8. She’s Kinda Hot

9. Amnesia

10. CAROUSEL

11. Who Do You Love (The Chainsmokers feat. 5SOS)

12. Vapor

13. Waste the Night

14. Don’t Stop

15. Música surpresa – Wrapped Around Your Finger / Voodoo Doll / English Love Affair / Heartache On The Big Screen / Heartbreak Girl / If You Don’t Know

16. Ghost of You

17. Want You Back

18. Disconnected

19. You Don’t Go To Parties

20. Me Myself & I

21. Why Won’t You Love Me

22. Best Friends

23. Teeth

24. Jet Black Heart

25. She Looks So Perfect

26. Outer Space/Carry On

27. Youngblood 

Abertura

Antes da atração principal, os fãs puderam assistir ao show da cantora Day Limns. A cantora lançou recentemente seu mais novo single: “Minha Religião”. Composta pela própria artista e produzida por Los Brasileros, o single é, nas palavras de DAY, uma declaração de amor.

A carreira de Day começou em 2017 no programa The Voice Brasil. Segundo a cantora, o seu segundo álbum de trabalho será lançado ainda este ano.

Veja setlist do show de hoje: 

Inconsequente

Vermelho Farol

Fugitivos

Minha Religião

Little Things (Acústico) - cover One Direction 

Diluvio

Castelo De Areia

Penhasco (Rock Version) - cover Luísa Sonza

Muito Além

Finais Mentem

Arquivo Pessoal