Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @luisasonza
Reprodução | Instagram @luisasonza

Após meses de espera, os fãs de Luísa Sonza já podem conferir parte do novo disco da artista lançado nesta terça-feira (29). Composto por 26 músicas, à princípio, ‘Escândalo Íntimo’ aborda as etapas de um relacionamento amoroso, do início ao fim, e promete formar uma espécie de “quebra-cabeça”.

“No desenvolvimento do disco, eu notei que esse relacionamento começa sozinha e termina sozinha, então ele está mais relacionado com a gente do que com o outro. Eu fui entender tudo o que eu falei nas músicas e percebi que era um relacionamento tóxico comigo mesma, eu estava falando de mim”, afirma a artista sobre a criação narrativa do álbum.

De acordo com Luísa, o novo material representa seu subconsciente. “Eu fiquei com receio de colocar esses sentimentos pra fora por medo do que as pessoas iam falar sobre mim.” Segundo ela, o novo disco promete mostrar um aspecto pouco conhecido pelo público: sua vulnerabilidade.

Demi Lovato, Marina Sena, Duda Beat, Baco Exu do Blues, Kayblack e a dupla sertaneja Maiara e Maraisa são alguns dos artistas com participação confirmada em ‘Escândalo Íntimo’.

Pop, rock nacional, sertanejo, samba, bossa nova e ritmos tradicionais gaúchos – como a milonga – são algumas das referências musicais para a composição do disco. “A maior referência é a música brasileira, onde eu misturo ritmos”, completa a estrela.

O enredo do novo trabalho musical de Luísa Sonza é baseado em suas próprias experiências e percepções. Isso pode implicar na profundidade e proximidade da vida da cantora com a obra, o que torna o “íntimo” de Luísa, um “escândalo”. É nesse contexto que vem o título do álbum.


Divulgação em etapas

As canções de ‘Escândalo Íntimo’ estão dispostas em quatro blocos, que procuram contar os estágios de uma relação: desejo, amor, conflitos – que levam ao término – e, por fim, a superação. Segundo a artista, o álbum completo forma um filme baseado nessa história.

Ao utilizar a mesma estratégia de divulgação de ‘Doce 22’, Sonza não soltará as 26 músicas nesta terça (29). Como o álbum conta uma narrativa, a cantora pretende deixar as canções que formam o “quebra-cabeça” para serem divulgadas em outro momento, a fim de gerar expectativa no público. Esses singles  “bloqueados” ainda não possuem data de lançamento.

De acordo com Luísa, uma dessas canções é um interlúdio que contém um áudio real de um término da cantora. Além disso, a jovem declara que uma música, que faz parte do primeiro bloco, vai ser adicionada no deluxe do disco.

Campo de Morango’ foi o primeiro single do material lançado por Luísa Sonza. Sob um cenário sombrio, repleto de morangos e representação de sangue, o clipe teve grande repercussão nas redes sociais, alcançando a marca de 11 milhões de visualizações no Youtube em 13 dias.

Apesar dos elogios pela proposta ousada, a artista foi alvo de críticas. Boatos relacionados ao satanismo e aborto chegaram a ser associados à cantora. “A gente vai provocar sensações no público. Em ‘Campo de Morango’ eu fiquei com sorriso de orelha a orelha porque era exatamente isso que a gente queria provocar ", revela.

Sonza no clipe "Campo de Morango" (Reprodução: Instagram)


O processo criativo de ‘Escândalo Íntimo’

Depois do lançamento de ‘Doce 22’ (2021), Luísa Sonza afirma que estava psicologicamente abalada. Apesar do sucesso em sua carreira, a cantora vivia um dos momentos mais difíceis de sua vida, onde estresse, ansiedade, pesadelos e crises de pânico estavam presentes nos dias da artista. “Meu cérebro criava coisas terríveis, eu fiquei com medo”, conta.

“Desde que aconteceu aquela onda de hate, na época de ‘Doce 22’, Luísa nunca teve tempo para cuidar de si mesma e de sua saúde mental. Então, ela começou a compartilhar comigo os seus pesadelos. E pensamos: ‘porque não colocar esses pesadelos e angústias para fora em forma de arte?’”, declara Flávio Verne, coreógrafo e diretor criativo do novo disco.

Nesse contexto, Luísa quis expor em ‘Escândalo Íntimo’ suas vulnerabilidades, mas também todo o seu processo de amadurecimento, advindo de muitas sessões de terapia, de acordo com ela.

“Eu estou em uma jornada mais pessoal do que profissional. Em ‘Doce 22’, fiz uma jornada profissional, mas eu estava destroçada psicologicamente. Agora, eu estou mais segura de mim. Já fui cancelada, descancelada, endeusada e endemonizada um milhão de vezes. Eu não ligo mais pra isso. Não me importo mais”, afirma Luísa.

Em relação ao processo criativo das canções, Luísa conta: “são pessoas muito específicas que eu consigo compor, pois é um lugar muito pessoal. Para eu conseguir me expor eu preciso me sentir zero julgada”.

A cantora Jenni Mosello e os produtores Douglas Moda e Roy Lenzo – conhecido por trabalhar com artistas como Lil Nas X, Jack Harlow e Kid Cudi – foram os principais envolvidos na composição e construção das músicas. Como em ‘Doce 22’, Luísa Sonza também assina a produção de todas as faixas

Reprodução: Instagram


Os blocos de ‘Escândalo Íntimo’

O novo álbum de Luísa Sonza é dividido em quatro partes que narram as etapas de um relacionamento.

No primeiro bloco, a artista quis mostrar a sensualidade, a independência e a força de uma mulher solteira. Aqui, Luísa se apresenta como uma mulher “dona de si”, empoderada, sexy e ousada. As canções que compõem esse grupo têm ritmos mais acelerados para demonstrar toda a potência que a narrativa quer trazer.

“Ele fala muito sobre o lugar projetado de uma artista. Eu sempre quis projetar essa força, porque como a gente leva muita ‘lapada’, nós automaticamente queremos criar uma armadura. [São] maneiras desesperadas de você se provar”, completa a artista sobre o início do disco.

‘Escândalo Íntimo’, ‘Carnificina’, ‘Dona Aranha’, ‘Luísa Manequim’ e ‘Bêbada Favorita’ – que possui feat com a dupla Maiara e Maraísa  são as músicas que fazem parte desse bloco. (Confira a tracklist completa abaixo!)

A intensidade amorosa do início de um relacionamento é o tema do segundo conjunto do álbum. As músicas ‘Romance em Cena’ – com a participação de Marina Sena –, ‘Campo de Morango’, ‘Surreal’ – que tem feat com Baco Exu do Blues – , ‘Iguaria’ e ‘Chico’ exprimem toda a paixão e romance de uma relação.

Luísa e seu namorado Chico Moedas (Reprodução\Instagram)

‘Sagrado Profano’ – com o rapper KayBlack – é o single que fecha a segunda parte do disco. Ele representa os primeiros desentendimentos de um casal. “As últimas músicas sempre dão pistas sobre o teor do próximo bloco”, declara Luísa.

A terceira seção marca o momento mais pesado de um relacionamento. Aqui, Sonza mostra o desenvolvimento de uma relação tóxica, marcada por brigas, ciúmes e dependência emocional.

‘La Morte’, ‘O Amor Tem Dessas (e é melhor assim)’, ‘Onde É Que Deu Errado?’, ‘Outra Vez’ e a tão aguardada ‘Penhasco2’ – que possui feat com Demi Lovato – fazem parte do terceiro bloco.

“Quem fez ‘Penhasco2’ comigo foram as mesmas que fizeram ‘Penhasco 1', que são a Day e a Carol Biazin. Era na época do carnaval, eu estava muito travada e não conseguia compor. Pedi para a Day e a Carol viajarem comigo nos shows de carnaval para fazer essa música”, expõe.

Faixas como ‘Principalmente Me Sinto Arrasada’, ‘Ana Maria’, ‘Lança Menina’, ‘Não sou Demais’ e ‘You Don’t Know Me’ encerram a narrativa do novo álbum de Luísa Sonza. Nele, a cantora quis mostrar todo o processo de superação de um término de relacionamento.

‘Escândalo Íntimo’ no The Town

No dia 3 de setembro, no palco Skyline, Luísa Sonza tem presença confirmada no festival The Town.

Em encontro com jornalistas realizado na última quinta-feira (24), a cantora afirma que o seu show no festival vai ser baseado na estética de "Escândalo Íntimo". "As narrativas do show vão ser constrídas a partir do do profano, do sagrado, do céu e inferno", completa a artista.

Como uma novidade para a apresentação, Sonza utilizará diversas tecnologias de controle de voz e imagem. "Ela vai mixar a própria voz ao vivo", afirma o produtor Douglas Moda.

O setlist da apresentação foi divulgado recentemente pela cantora em suas redes sociais:

Reprodução: Instagram

Leia mais: The Town: Quem são as mulheres que se apresentarão no palco principal do festival

A tracklist de “Escândalo Íntimo”

1. Escândalo íntimo

2. Carnificina

3. A Dona Aranha

4. Luísa Manequim

5. Bêbada Favorita [bloqueada]*

6. Interlúdio- Todas as Histórias

7. Romance Em Cena

8. Campo De Morango

9. Surreal

10. Iguaria

11. Chico

12. Sagrado Profano [bloqueada]*

13. Interlúdio- De Amor [bloqueada]*

14. La Muerte [bloqueada]*

15. O Amor Tem Dessas (e é melhor assim) [bloqueada]*

16. Onde É Que Deu Errado?

17. Penhasco2

18. Outra Vez

19. Interlúdio- Dão Errado

20. Principalmente Me Sinto Arrasada

21. Ana Maria

22. Lança Menina

23. Não Sou Demais

24. You Don’t Know Me [bloqueada]*

*As músicas bloqueadas são aquelas que vão ser publicadas posteriormente. Ainda não tem data de lançamento delas.

Leia também: Luísa Sonza anuncia feat com Demi Lovato; saiba detalhes