Rap no The Town: Quem são os rappers que irão se apresentar no evento
Gênero musical será um dos mais presentes em todo o evento
30/08/2023 16h55
O The Town começa já neste sábado (2), no autódromo de Interlagos. Um dos gêneros que mais se fará presente no evento é o rap e suas diversas vertentes. Nos diferentes palcos do festival, diversos artistas do rap nacional e internacional prometem agitar a cidade de São Paulo.
Leia também: The Town: Quem são os brasileiros que irão se apresentar no palco principal do festival
Confira abaixo os nomes do rap que estão confirmados no The Town:
Post Malone (Dia 2 - palco Skyline)
Post Malone é um dos principais headliners do The Town. O norte-americano esteve no Brasil no ano passado para uma apresentação no Rock in Rio e volta ao país em 2023 com seu álbum mais recente ‘Austin’.
Além do disco mais recente, os fãs têm a expectativa de que o rapper traga em seu set-list hits já consagrados como ‘Congratulations’, ‘Rockstar’ e ‘Sunflower’.
Iggy Azalea (Dia 2 - palco Skyline)
A australiana Iggy Azalea acumula quatro indicações ao Grammy. No ano de 2014 lançou seu primeiro álbum, ‘The New Classic’, e liderou a lista da Billboard Rap Chart, a primeira vez para uma artista feminina internacional.
Também em 2014, colocou duas músicas (‘Fancy’ e ‘Problem’) no #1 e #2 da HOT 100, algo que não acontecia desde os Beatles. Seu álbum mais recente é ‘The End of an Era’, de 2021.
Primário: Mc Hariel, Mc Ryan SP e Mc Cabelinho (Dia 2 - palco Skyline)
No primeiro dia do The Town, o funk e o trap, um dos subgêneros do rap, se encontram na reunião de Mc Hariel, Mc Ryan SP e Mc Cabelinho no palco Skyline.
Além da amálgama dos gêneros musicais, a proposta do show, pensado exclusivamente para o festival, é trazer as diferentes perspectivas das cidades de São Paulo (Mc Hariel e Mc Ryan SP) e Rio de Janeiro (Mc Cabelinho).
Racionais Mc’s e Orquestra Sinfônica Heliópolis (Dia 2 - palco The One)
Os Racionais Mc’s, um dos maiores grupos musicais do país, se apresentarão no festival ao lado da Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira do mundo a surgir de uma favela, comandada pelo maestro Isaac Karabtchevsky.
Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock marcam presença no evento com suas letras fortes e contundentes, sempre denunciando o racismo e retratando os desafios da vida na quebrada. O grupo é dono de hits como ‘Jesus Chorou’, ‘Negro Drama’, ‘Capítulo 4 Versículo 3’ e muitos outros clássicos do rap nacional.
Criolo convida Planet Hemp (Dia 2 - palco The One)
O rapper paulistano Criolo se une à banda de rap rock Planet Hemp no palco The One do The Town.
Criolo é criador da Rinha dos MCs, dedicada às batalhas de rap. Ele lançou em 2006 seu primeiro álbum ‘Ainda Há Tempo’. Seu último disco, ‘Sobre Viver’ (2022), foi indicado na categoria “Melhor Álbum” no Prêmio Multishow e teve duas indicações ao Grammy Latino.
Já a banda Planet Hemp, liderada por Marcelo D2, promete agitar o público em São Paulo com os sucessos ‘Queimando Tudo’ e ‘Legalize já’, além de ‘Distopia’, música recém-lançada com Criolo.
Orochi convida Azzy (Dia 2 - palco The One)
Sucesso nas batalhas de rima do Rio de Janeiro, como a Batalha do Tanque, Orochi já faturou o Duelo Nacional de MCs em 2015. Ele soma mais de oito milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Orochi sobe no palco The One junto com a rapper e atriz Azzy, outra cria das batalhas de rap do Rio de Janeiro. A artista se apresentou no Espaço Favela do último Rock in Rio e soma quase 160 milhões de visualizações no YouTube.
Tasha e Tracie convidam Karol Conká (Dia 2 - palco The One)
Tasha e Tracie, dupla fenômeno do rap nacional na atualidade, ficaram responsáveis por abrir os trabalhos no The Town. As gêmeas paulistanas acumulam hits como ‘Tang’ e ‘Salve’ e já participaram de feats em canções ao lado de Ludmilla, Gloria Groove, Don L e muitos outros.
Elas se apresentarão ao lado da veterana Karol Conká. A curitibana dona do sucesso ‘Tombei’ ganhou ainda mais notoriedade após sua participação bombástica em um reality show na TV aberta, em 2021. Seu último trabalho, ‘Urucum’, foi lançado ano passado.
Teto (Dia 2 - palco Factory)
O baiano Teto promete trazer muito trap para o palco Factory. O jovem tem mais de 6,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify e já realizou parcerias com nomes como Matuê, Edi Rock e WIU.
Algumas das principais músicas do trapstar são ‘Flow Espacial’, ‘Vampiro’, ‘Mustang Preto’, ‘Groupies’, ‘Mó Viagem’ e ‘Fim de Semana no Rio’.
Leia também: The Town: O que pode e o que não pode levar para o festival?
Kayblack (Dia 2 - palco Factory)
Kayblack iniciou a carreira no funk, mas acabou modificando seu estilo e ganhando mais destaque com o trap. Possui mais de cinco milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 319 milhões de visualizações no YouTube.
Com o lançamento de seu EP ‘Contradições’ (2023), o artista conseguiu a façanha de emplacar sete canções no Top 100 do Spotify Brasil.
Caio Luccas (Dia 2 - palco Factory)
O jovem carioca Caio Luccas traz a cena trap e rap para o palco Factory no primeiro dia do The Town.
Ele fez parte do ‘Poesia Acústica 12 - Pra Sempre’ e soma mais de 3,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Seu feat com o rapper Mc Cabelinho já ultrapassou 22 milhões de visualizações no YouTube.
Matuê convida o Nordeste (Dia 3 - palco The One)
Matuê é indiscutivelmente um dos maiores nomes do trap brasileiro. O show do artista no festival terá participações especiais ainda não confirmadas.
Seu último lançamento, o single ‘Conexões de Máfia’ (2023), ao lado de Rich The Kid, soma mais de 95 milhões de streams no Spotify. Alguns de seus principais hits são ‘Kenny G’, ‘É Sal’, ‘Máquina do Tempo’ e ‘777-666’.
Luccas Carlos (Dia 3 - palco Factory)
Luccas Carlos começou sua carreira musical em 2010. O artista ganhou destaque na cena do hip hop a partir do ano de 2016, após realizar parcerias com nomes do rap como Rashid, Matuê e BK.
Na virada de 2022 para 2023, o rapper participou do Réveillon em Copacabana com a cantora Iza.
Wiu (Dia 3 - palco Factory)
Wiu é atualmente o quinto rapper mais ouvido no Brasil. Ele acumula quase dez milhões de ouvintes no Spotify.
Além do talento como cantor, o artista também se mostrou extremamente competente produzindo. Wiu produziu o álbum ‘Máquina do Tempo’ (2020), de Matuê. O material se tornou a maior estreia de um disco de um artista masculino na história do streaming brasileiro.
Veigh (Dia 3 - palco Factory)
Criado em Itapevi, na zona oeste da capital paulista, Veigh é uma das promessas do trap nacional. Algumas de suas principais músicas são ‘Pelo Momento’ e ‘London Freestyle’.
O artista tem mais de 4,6 milhões de ouvintes mensais no Spotify e promete incendiar o palco Factory.
Masego (Dia 7 - palco The One)
Masego é um artista metade norte-americano e metade jamaicano que utiliza elementos do rap e do jazz para criar suas músicas. ‘Tadow’, ‘Mystery Lady’ e ‘Navajo’ são alguns de seus maiores sucessos.
Uma curiosidade é que o cantor também construiu o próprio estúdio de animação. Ele já colocou suas imagens no festival Coachella, nos Estados Unidos.
Afrocidade (Dia 7 - palco Factory)
O grupo Afrocidade foi criado no estado da Bahia e conta com Macedo (vocalista), Eric Mazzone (bateria), Rafael Lima e Fernanda Maia (percussão), Marley Lima (baixo), Sulivan Nunes (teclados) e Fal Silva (guitarra).
O grupo se apresenta no palco Factory e tem como principais sucessos ‘Que Swing É Esse’, ‘Baby Te Liguei’ e ‘304’.
Yunk Vino (Dia 9 - palco Factory)
Yunk Vino é natural da cidade de Carapicuíba (SP) e começou a carreira em 2018. Sua primeira apresentação se deu na abertura de um show dos Racionais MC's, durante a turnê 'Racionais 3 Décadas', em 2019.
O rapper já tem cinco álbuns lançados. Vino já colaborou com artistas como Tasha e Tracie, Wiu, Cynthia Luz e MC Dricka.
Gloria Groove (Dia 10 - palco The One)
A “Lady Leste” se apresenta no palco The One no último dia de festival. Gloria Groove une os universos LGBTQIA+ e a vida na periferia com sucessos como ‘Bonekinha’, ‘Vermelho’ e ‘Leilão’.
Misturando elementos do rap e do pop, a drag queen acumula mais de quatro milhões de ouvintes no Spotify.
Cynthia Luz (Dia 10 - palco Factory)
A mineira Cynthia Luz tem cinco álbuns lançados até o momento. Seu último EP, ‘Ainda É Verão’, saiu no ano passado.
Cynthia tem mais de 2,2 milhões de ouvintes mensais no Spotify e se apresenta no último dia do The Town, no palco Factory.
N.I.N.A (Dia 10 - palco Factory)
A cantora N.I.N.A é carioca e um dos destaques da cena do grime e drill no país. Ela começou a carreira em 2017, ainda como pesquisadora musical e DJ. Em 2019, a artista se assumiu como MC com a faixa ‘Identidade’.
N.I.N.A tem quase três milhões de ouvintes no Spotify. Seu disco ‘Pele’ recebeu mais de 300 mil streams em 1h30 após a estreia.
Leia também: The Town: Quem são as mulheres que se apresentarão no palco principal do festival
REDES SOCIAIS