Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @fernando.botero.zea
Reprodução/Instagram @fernando.botero.zea

O pintor e escultor colombiano Fernando Botero morreu nesta sexta-feira (15) aos 91 anos. O artista veio a óbito na própria casa no Principado de Mônaco, no oeste da Europa. 

Botero é reconhecido internacionalmente por ter sido o responsável pela criação do “Boterismo”, movimento artístico composto por representações volumosas de figuras humanas.

O presidente da Colômbia Gustavo Petro lamentou a morte do artista nas redes sociais: "Morreu Fernando Botero, o pintor das nossas tradições e dos nossos defeitos, o pintor das nossas virtudes. O pintor da nossa violência e da nossa paz. Da pomba mil vezes descartada e mil vezes colocada no seu trono", escreveu o chefe de estado.


Na cidade de Medellín, onde Botero nasceu em 1932, foram decretados sete dias de luto. A decisão foi comunicada pelo prefeito do município Daniel Quintero.

“Medellín decreta 7 dias de luto e prestará homenagem na Plaza Botero e em outros locais onde seu legado permanecerá para sempre”, destacou o prefeito.

Sobre o artista

Seja na escultura ou na pintura, Botero ficou conhecido principalmente pela forma única de retratar as figuras humanas. A partir das representações corpulentas, abordou temas como a vida doméstica, cenas de rua latino-americanas, reinterpretações de obras e artistas, além de retratos beirando a sátira e o humor de figuras políticas e importantes da história.

Leia também: Com programação gratuita, 13ª Virada Sustentável acontece entre os dias 16 e 24 de setembro

Por meio da exploração do volume e das formas, ganhou fama ao pintar “Monalisa” em 1978. A obra consiste em uma espécie de homenagem ao quadro de Leonardo da Vinci, dessa vez em uma versão com proporções exageradas.

Além disso, diversas de suas esculturas estão espalhadas nas ruas de cidades como Medellín, Nova York, Paris, Barcelona, ​​​​Madrid e Jerusalém.

Sendo o artista latino-americano mais vendido em vida, Botero é atualmente considerado um dos mais renomados artistas da história da Colômbia. 

Leia também: 65ª edição do Prêmio Jabuti irá acontecer no Theatro Municipal de São Paulo em 5 de dezembro