O pintor e escultor colombiano Fernando Botero morreu nesta sexta-feira (15) aos 91 anos. O artista veio a óbito na própria casa no Principado de Mônaco, no oeste da Europa.
Botero é reconhecido internacionalmente por ter sido o responsável pela criação do “Boterismo”, movimento artístico composto por representações volumosas de figuras humanas.
O presidente da Colômbia Gustavo Petro lamentou a morte do artista nas redes sociais: "Morreu Fernando Botero, o pintor das nossas tradições e dos nossos defeitos, o pintor das nossas virtudes. O pintor da nossa violência e da nossa paz. Da pomba mil vezes descartada e mil vezes colocada no seu trono", escreveu o chefe de estado.
Ha muerto Fernando Botero, el pintor de nuestras tradiciones y defectos, el pintor de nuestras virtudes. El pintor de nuestra violencia y de la paz.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) September 15, 2023
De la paloma mil veces desechada y mil veces puesta en su trono
Na cidade de Medellín, onde Botero nasceu em 1932, foram decretados sete dias de luto. A decisão foi comunicada pelo prefeito do município Daniel Quintero.
“Medellín decreta 7 dias de luto e prestará homenagem na Plaza Botero e em outros locais onde seu legado permanecerá para sempre”, destacou o prefeito.
En Medellín lamentamos con dolor en el alma la muerte del maestro Botero. Su vida, su obra , su amor por Medellín y Colombia perdurarán por siempre. Medellín decreta 7 días de luto y rendirá homenaje desde Plaza Botero y demás sitios dónde su legado permanecerá por siempre. pic.twitter.com/WpAUblOWh5
— Daniel Quintero Calle (@QuinteroCalle) September 15, 2023
Sobre o artista
Seja na escultura ou na pintura, Botero ficou conhecido principalmente pela forma única de retratar as figuras humanas. A partir das representações corpulentas, abordou temas como a vida doméstica, cenas de rua latino-americanas, reinterpretações de obras e artistas, além de retratos beirando a sátira e o humor de figuras políticas e importantes da história.
Por meio da exploração do volume e das formas, ganhou fama ao pintar “Monalisa” em 1978. A obra consiste em uma espécie de homenagem ao quadro de Leonardo da Vinci, dessa vez em uma versão com proporções exageradas.
Além disso, diversas de suas esculturas estão espalhadas nas ruas de cidades como Medellín, Nova York, Paris, Barcelona, Madrid e Jerusalém.
Sendo o artista latino-americano mais vendido em vida, Botero é atualmente considerado um dos mais renomados artistas da história da Colômbia.
REDES SOCIAIS