Entretenimento

Veja quem são os maiores vencedores do Grammy Latino

A 24º edição da maior premiação da América Latina acontece em 16 de novembro


26/09/2023 20h16

Nas últimas semanas, um assunto tomou conta das redes sociais: o Grammy Latino. A Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação já divulgou os indicados para a premiação deste ano, sendo Iza, Giulia Be e Criolo como alguns dos artistas brasileiros que irão disputar o famoso troféu.

Mas você sabe quem são alguns dos maiores vencedores do prêmio artístico mais conhecido da América Latina? Confira abaixo!

Os maiores vencedores do Grammy Latino:

1) Calle 13

Calle 13 é uma banda de rap alternativo e pop latino porto-riquenha formada pelos cantores: René Pérez, Eduardo Cabra e Ileana Cabra Joglar. Criada em 2003, o grupo já venceu 22 vezes o Grammy Latino. A banda foi indicada à premiação em 31 categorias.

O álbum “Entren los que quieran” é um dos mais premiados da história do Grammy Latino, tendo ganhado 9 estatuetas, só em 2011.

Veja imagens: WebStory: Os maiores vencedores do Grammy Latino

2) Juanes

O cantor colombiano já recebeu 24 estatuetas da premiação mais cobiçada da América Latina. Só no ano passado, Juanes ficou em primeiro lugar na categoria "Melhor Álbum Pop/Rock" com seu álbum “Origen”. O artista foi indicado cerca de 42 vezes para o Grammy Latino.

3) Juan Luis Guerra

Na mesma colocação de Juanes, o compositor e cantor dominicano Juan Luis Guerra também já foi premiado 24 vezes, além de ter sido indicado em 42 categorias ao longo da história do prêmio.

Em 2022, o seu disco “Entre Mar Y Palmeras” foi considerado o melhor álbum de Merengue e Bachata pela premiação.

4) Alejandro Sanz

Alejandro Sanz é um cantor espanhol considerado referência da música flamenca e do pop latino. Ele já foi premiado em 22 categorias do Grammy Latino e indicado em 45 oportunidades.

Na última edição da premiação, o seu disco “Sanz” foi considerado como um dos melhores álbuns do ano, porém não levou o troféu.

5) Edgar Barrera

Barrera é um compositor, músico e produtor mexicano-americano. Ele ganhou o Grammy Latino 18 vezes e foi indicado em 40 categorias ao longo da história da premiação.

Edgar já trabalhou com artistas como Shakira, Maluma e Prince Royce.

6) Carlos Vives

O cantor colombiano Carlos Vives já recebeu o famoso megafone em 17 categorias, além de ter recebido 45 indicações. O artista é famoso por misturar ritmos tradicionais colombianos, como a cumbia, com o rock e pop.

7) Natalia Lafourcade

A cantora pop mexicana Natalia Lafourcade, de 39 anos, já recebeu 14 vezes o Grammy Latino. No ano passado, ela foi ganhadora na categoria “Melhor Vídeo Musical Versão Longa” com o trabalho “Hasta La Raíz: El Documental”.

8) Jorge Drexler

O artista uruguaio, de 59 anos, venceu 13 vezes o do Grammy Latino. Só em 2022, ele recebeu seis troféus pelo álbum “Tinta y Tiempo” nas categorias: “Melhor Canção em Língua Portuguesa”, “Melhor Álbum Cantor Compositor”, “Melhor Canção Alternativa”, “Melhor Canção Pop”, “Canção Do Ano” e “Gravação do Ano”.

Uma curiosidade: Neste último álbum do cantor, a artista brasileira Marisa Monte faz parceria com ele na música “Viento Sardo”.

9) Shakira

Shakira levou cerca de 11 estatuetas do Grammy Latino para a sua casa. Em 2018, ela foi premiada pela última vez com o seu álbum “El Dorado”, na categoria “Melhor Álbum Pop Latino”.

10) Rosalía

A cantora e compositora espanhola já foi vencedora em 11 categorias da premiação mais famosa da América Latina. Só em 2022, o seu álbum “Motomami” ganhou como “Álbum do Ano”, “Melhor Projeto Gráfico de Um Álbum” e “Melhor Álbum de Música Alternativa”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Biden diz que Egito autorizou a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza

Cinco brasileiras mantidas como escravas sexuais são resgatadas na Espanha

Trabalhadores que morreram soterrados em obra de supermercado são enterrados em Minas Gerais

“Me indiciaram sem me convocar”, diz Bolsonaro sobre relatório da CPI de 8/1

Brasil perde R$ 1.2 bilhão com vacinas de Covid-19 vencidas, aponta TCU