Mudança de local, novo palco e sustentabilidade: o que esperar da edição 2023 do DGTL
Um dos mais populares festivais de música eletrônica do mundo retorna a São Paulo e promete entregar uma série de novidades para o público
29/09/2023 15h00
O DGTL é um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo. Criado na Holanda, ele desbrava o mundo entregando grandes apresentações dos principais Djs do planeta.
A festa voltará para São Paulo em 2023 e estará repleta de novidades. Em coletiva de imprensa, os organizadores Du Serena e Edu Poppo revelaram algumas das novas atrações para a edição deste ano.
Novo local
As edições anteriores do evento aconteceram no Anhembi. Porém, devido reforma que o local está passando, os organizadores precisaram encontrar um novo local.
O Complexo Canindé foi a opção favorita dos organizadores. Na visão deles, esse é um dos poucos espaços em São Paulo capazes de comportar todos os palcos do eventos. Além disso, entregar uma experiência a céu aberto para o público.
“Open air é diferente. A música soa diferente. O público está ao ar livre. Você vê o dia e a noite, você vê o entardecer ou o amanhecer. Então, eu gosto muito. Então a experiência de entregar o DGTL ao ar livre vai ser bem diferente. A gente acredita que vai ser uma experiência mais parecida com da Holanda, que também é assim”, explica Serena.
Palcos
Devido o novo local, os tradicionais palcos Modular e Generator ganharão novos ambientes totalmente alinhados com suas personalidades.
Um que ganhará muito investimento é o Generator, local dedicado aos artistas de techno. De acordo com Serena, o palco ganhará uma iluminação chamada “speed of light”, que é como se fosse um cone de lead saindo de trás do Dj e indo até o final da pista.
O Modular terá muitas mudanças comparado ao ano passado, que foi montado com uma mistura de andaimes e luzes. Os organizadores relevam que dois projetos estão sendo analisados. Mas pode se esperar um cubo 3D.
Leia também: ANNA celebra por ser a única Dj a se apresentar nos três dias do Tomorrowland: “Momento especial na carreira”
“O que a gente vai apresentar de experiência nova para o público é uma ideia bem simples, mas, ao mesmo tempo, é espetacular. Eu achei genial”, conta Serena.
Mesmo com as inovações de design nos dois outros palcos, a grande novidade será o palco Boiler Room. O projeto já é famoso no mundo eletrônico e se une ao festival pela primeira vez no Brasil.
O palco Boiler Room já é conhecido em outras edições do DGTL, como na Índia, e também fez sua estreia em Amsterdam em 2023, como parte das comemorações de 10 anos do festival na capital da Holanda.
Sustentabilidade ESG (Environmental, Social and Governance)
Uma das missões da edição de 2023 do festival é se tornar, ainda mais, sustentável. Essa é uma proposta que já é muito forte no exterior e os organizadores querem implementar aqui.
O plano não é ser sustentável apenas entregando copos que não são de plástico para o público. É elevar essa experiência para um outro nível. Na edição holandesa, os artistas chegam até a festa por transporte público. Aqui no Brasil, serão usados carros elétricos para se locomoverem.
Outro ponto é oferecer produtos locais para todos do evento, desde o público até o Dj mais renomado.
“É um desafio super novo para. Sempre fico estudando, trocando informações. A gente tenta aplicar isso em todos nossos eventos, começando pelo DGTL”, diz Poppo.
Espaço para novos artistas
Desafio para todo festival é a montagem do lineup. Como encaixar grandes artistas, que agrade o público, e caiba no orçamento? Para o DGTL, o público pode esperar uma união entre grandes Djs, como Stephan Bodzin, e revelações na cena eletrônica.
“A gente que ir mais fundo na música. Estamos trazendo nomes novos. Isso pode parecer raso, mas fomenta os próximos anos do mercado. Quando você dá uma oportunidade para caras novas, e esse cara entrega na pista de dança, ele cresce e ele vai participar de outro evento no futuro”, diz Serena.
Um dos nomes que saem do óbvio, e estará no Brasil, é o Moodymann, Dj de house music. Ele não é um artista que faz muitas turnês por aqui e será uma excelente oportunidade de ser o trabalho dele de perto.
Leia também: The Weeknd e Taylor Swift são oficialmente novos membros da Academia do Oscar
“O DGTL se propõe a trazer coisas novas, né? Quando eles fizeram a primeira edição, em 2017, tinha um monte de coisa que, hoje, você olha lá, você conhece todos os nomes, mas naquela época as pessoas não conheciam”, completa.
Serviço - DGTL SÃO PAULO 2023
Data: 18 de novembro de 2023
Local: Complexo do Canindé - R. Comendador Nestor Pereira, 75 - Canindé, São Paulo - SP, 03034-070
Line up: 8Kays, Acid Asian; Badaró; Blancah [live]; Brina Knauss; Cera Khin; Clara Cuvé; DJ Marky; Enrico & Carmo; Giu Nunez; Ki/ki; Marino Canal; Martha Pinel; Milton Chuquer; Moodymann; Mystery Affair; Nassi & Guss; Paulette Lindacelva; Perc; Renato Cohen; Riascode; Sadar Bahar; Satori live [live]; Shlømo; Silenzo; Special Request; Stephan Bodzin [live]; Tessuto
Ingressos: sujeito à disponibilidade via Ingresse.
Redes sociais: @dgtl.sao, https://dgtl.nl/sao/
REDES SOCIAIS