Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura apresenta no próximo domingo (8), às 15h, o documentário inédito Fé na Estrada - O Caminho de Aparecida. Com uma hora de duração, o filme produzido pelo Jornalismo da Cultura conta a história de pessoas que, em nome da fé, fazem uma peregrinação até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo.

O repórter Luiz Turati acompanhou o trajeto de peregrinos. São 12 dias de caminhada, percorrendo 318 quilômetros entre Águas da Prata e a Basílica, na cidade de Aparecida (SP)

Há 20 anos, o chamado "O Caminho da Fé" é uma das principais rotas de peregrinação do Brasil. O projeto transformou a cidade das águas na "Cidade dos Peregrinos". O caminho foi criado por Almiro Grings, um aventureiro e religioso que cresceu em Águas da Prata, e que se inspirou no "Caminho de Santiago de Compostela", na Espanha.

O que esperar do documentário?

A reportagem acompanha um grupo de peregrinos que desafia seus próprios limites numa dura jornada ao largo da Serra da Mantiqueira. Ao longo da caminhada foi criada uma rede de apoio aos fiéis, com pousadas, hotéis, lanchonetes e pontos de parada e descanso.

São 20 mil peregrinos por ano fazendo o trajeto até Aparecida, como o veterinário Diego Silva Gomes, que decidiu fazer a caminhada em agradecimento ao nascimento de um filho após uma gravidez de risco: "Ele (o bebê) pegou bronquiolite, ficou 10 dias na UTI muito mal, porque ele era muito novinho. Aí nós ficamos em cima de oração, oração para Nossa Senhora. Ele saiu da UTI. Com 15 dias, ele voltou para UTI de novo, com bronquiolite novamente, ficou mais 10 dias na UTI, e a gente em cima de oração. E hoje, louvado seja Nossa Senhora, ele tá bem, tem seis meses e aqui eu estou, né?".

O documentário também traz o relato de guias, comerciantes, religiosos e voluntários que dedicam a vida a ajudar quem decide percorrer o "Caminho da Fé". São histórias de superação e devoção que culminam numa explosão de emoções na chegada aos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Leia também: MTV EMA 2023: Anitta, Luísa Sonza e Manu Gavassi são indicadas; veja lista completa

Documentário: Fé na Estrada - O caminho de Aparecida

Duração: 60 minutos
Data de exibição: 8/10/2023, às 15h
Reportagem e roteiro: Luiz Turati
Imagens: Alexandre Silva
Assistente: Carlos Jardim
Chefia de reportagem: Marici Capitelli
Edição de texto: Rogério Olmo
Produção: Ricardo Ferreira
Pós produção: Leandro da Silva
Direção de núcleo: Simão Scholz
Chefia de reportagem: José Pola Galé
Direção de Jornalismo: Marília Assef

Leia também: Ingresso mais barato? Organizador de eventos explica motivos para shows estarem caros no Brasil