Ailton Graça exalta a direção de Silvio Guindane na cinebiografia de Mussum: “traço cultural”
No Roda Viva, ator valoriza o fato do diretor ser negro para contar a história de um artista negro
06/11/2023 23h02
Ailton Graça está no centro do Roda Viva nesta segunda-feira (6).
A cineasta Sabrina Fidalgo lembra que o filme ‘Mussum, o Filmis’ foi dirigido por Silvio Guindane, um profissional negro, e pergunta como foi a relação de trabalho com ele e a diferença de trabalhos com diretores brancos. Graça é categórico ao dizer que o traço cultural faz uma grande diferença.
“O Silvinho sabe o que é uma ladeira, sabe o que é uma chuva, um barraco descendo. Ele conhece essa estrutura. Ele conhece a estrutra das ervas, a mãe dele era mãe de santo. E tem também a questão de romper algumas formalidades”, explica.
O ator cita os diversos momentos antes da gravação, onde todos os profissionais negros interagiam e cantavam juntos. Na visão dele, isso fez uma grande diferença na produção do longa. “Foi um encontro mágico”, completa.
Assista ao programa completo:
A bancada de entrevistadores é formada por Adriana Couto, apresentadora do Metrópolis, Flavia Guerra, crítica e apresentadora do podcast Plano Geral, Ivan Brandão, apresentador da Bandnews FM, e Sabrina Fidalgo, cineasta e colunista da Vogue, bem como o crítico de TV Nilson Xavier.
Leia também: “Esperei 10 anos para fazer esse filme”, diz Ailton Graça sobre ‘Mussum, o Filmis’
Luciano Veronezi ocupa, de forma permanente, a cadeira eternizada por Paulo Caruso, que esteve no programa por mais de 30 anos e faleceu em março deste ano.
Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS