Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Ailton Graça está no centro do Roda Viva nesta segunda-feira (6).

A apresentadora Vera Magalhães inicia o programa perguntando sobre o processo do ator para encarnar o Mussum. Graça revela que começou o trabalho para viver o personagem há 10 anos.

“Eu estava fazendo um filme com o Leandro Hassum, o ‘Até que a Sorte nos Separe’, e o Santucci chegou em mim incomodado dizendo que nunca fui protagonista. Eu respondi para ele dizendo que seria mais fácil isso acontecer que me apresentar um ‘pretagonismo’. Ele, com essa inquietação junto com o Paulo Cursino, eles conversaram e disseram que tinham encontrado. Eles me apresentaram o filme do Mussum. Mas pensei que seria dois meses depois. Mas não foi isso que aconteceu. Acabou de rodar o filme e esperei por 10 anos”, explica.


Segundo o artista, o longa foi rodado na fase final da pandemia. Apesar da demora, ele afirma que foi feito no “momento certo”, pois conseguiu juntar a equipe praticamente perfeita.

Leia também: Enem: "Quando li, achei que são todas", diz Caetano Veloso ao tentar resolver questão que cita suas músicas

“Quando o Silvio Guindane [diretor] chegou, ele trouxe outras questões para gente fazer o filme. Ele, como um grande maestro, juntou essas pessoas todas. Eu costumo dizer que, o Mussum era tão grande, que precisou de três atores para vivência-lo, o Thawan Lucas, o Yuri Marçal e eu. Precisou de duas mães. E precisou de um elenco primoroso para fazer Originais do Samba e os Trapalhões”, completa.

Assista ao programa completo:

A bancada de entrevistadores é formada por Adriana Couto, apresentadora do Metrópolis, Flavia Guerra, crítica e apresentadora do podcast Plano Geral, Ivan Brandão, apresentador da Bandnews FM, e Sabrina Fidalgo, cineasta e colunista da Vogue, bem como o crítico de TV Nilson Xavier.

Luciano Veronezi ocupa, de forma permanente, a cadeira eternizada por Paulo Caruso, que esteve no programa por mais de 30 anos e faleceu em março deste ano.

Leia também: ‘Mussum, O Filmis’ bate recorde de bilheteria e tem a maior estreia do cinema nacional em 2023

Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.