Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem | TV Cultura
Montagem | TV Cultura

O jornal britânico The Guardian divulgou nesta segunda-feira (4) uma lista com as 20 melhores músicas de 2023. O ranking é feito com base em votos da redação do veículo. Entre as melhores faixas, estão canções de Lana Del Rey, Troye Sivan, Miley Cyrus e a trilha sonora do filme Barbie.

Segundo o jornal, a melhor música do ano é “A&W”, da cantora Lana Del Rey. Em seguida, aparecem “Boy’s a Liar Pt 2”, de PinkPantheress and Ice Spice, “Super Shy”, do grupo NewJeans, “Padam Padam”, de Kylie Minogue. “Rush”, do cantor Troye Sivan, fecha o top 5.

O The Guardian classifica a música “A&W” como uma “provocação inconfundível”.

Leia mais: HBO Max divulga trailer de “True Detective: Terra Noturna”; veja

“Esta é uma provocação inconfundível que Del Rey faz para irritar quem se incomoda com sua característica mistura de americanidade, sexualidade e capitalismo. Com uma protagonista alvo de condenações, há muito afastada de sua mãe e maltratada por homens, ela aceita niilisticamente que “não se trata mais de ter alguém que me ame” e organiza encontros frios em hotéis de baixa categoria. Ela foi empurrada para essa posição, mas também entende que é uma armadilha: “Se eu dissesse que fui estuprada / Você realmente acha que alguém pensaria que eu não pedi por isso?”, canta ela, em uma entrega de raiva, frieza e incredulidade.”

Também aparecem na lista “Flowers”, de Miley Cyrus, na 17ª posição. “What Was I Made For?”, de Billie Elish, e “Speed Drive”, de Charlie XCX, ambas canções da trilha sonora de Barbie, estão na 11ª e na 12ª posição, respectivamente.

De acordo com o veículo, “Charli XCX conseguiu, sim, render um dos melhores hits pop deste ano, acelerando mais uma vez os motores e os nossos corações”.

Leia também: Renaissance, filme de Beyoncé, estreia em primeiro lugar na bilheteria dos EUA

“Suas tendências de velocidade encontraram sua saída perfeita na trilha sonora de Barbie, de Greta Gerwig, fornecendo a trilha sonora para a personagem de Margot Robbie em fuga dos poderosos executivos cinzentos da Mattel, com uma interpolação eletrizante e atrevida de “Mickey” de Toni Basil – uma sequência neon-pink de “Vroom Vroom”, aponta o The Guardian.

Veja a lista das 20 melhores músicas do ano realizada pelo jornal britânico The Guardian

1: Lana Del Rey – A&W

2: PinkPantheress and Ice Spice – Boy’s a Liar Pt 2

3: NewJeans – Super Shy

4: Kylie Minogue – Padam Padam

5: Troye Sivan – Rush

6: Blur – The Narcissist

7: Olivia Rodrigo – Vampire / Bad Idea Right?

8: Yaeji – For Granted

9: Central Cee x Dave – Sprinter

10: Lankum – Go Dig My Grave

11: Billie Eilish – What Was I Made For?

12: Charli XCX – Speed Drive

13: Jorja Smith – Little Things

14: Big Thief – Vampire Empire

15: Young Fathers – I Saw

16: Sampha – Spirit 2.0

17: Miley Cyrus – Flowers

18: Hudson Mohawke and Nikki Nair – Set the Roof ft Tayla Parx

19: Boygenius – Not Strong Enough

20: The National – Smoke Detector