Governo da Bahia sanciona lei que proíbe uso de pistolas de água no carnaval
Projeto foi aprovado após episódios de violência no carnaval do ano passado
30/01/2024 18h10
O governador baiano Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou na última segunda-feira (29) a lei que proíbe o uso de “pistolas de água” ou acessórios similares durante o carnaval e festas populares. Quem estiver portando, terá o material apreendido e não sofrerá penalidades, apenas se resistir ao recolhimento do produto.
A lei foi criada após a celebração do carnaval do ano passado, quando uma mulher foi foi atingida por jatos de água e empurrada diversas vezes por um grupo de pessoas no bloco "As Muquiranas".
Na cerimônia da assinatura de lei, a titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, afirmou que o projeto garante a segurança das mulheres.
"A gente acredita na prevenção e na sensibilização das pessoas para acabar com esse tipo de violência machista e misógina dentro do nosso carnaval, que é uma festa linda e o mundo ama”, disse a secretária.
Leia também: Carnaval: ingressos populares para os desfiles do Rio começam a ser vendidos nesta quarta-feira (31)
Em nota, o governo do estado afirmou que está em contato com diretorias de blocos, agremiações e demais organizações vinculadas aos festejos para que adotem meios de impedir a utilização das pistolas.
REDES SOCIAIS