Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

Um acidente com um caminhão carregado de ácido sulfônico deixou a maioria cidade de Joinville, em Santa Catarina, sem água nas torneiras.

O produto químico estava em um caminhão, que tombou e pegou fogo na manhã da última segunda-feira (30) depois de colidir com um barranco na rodovia SC-418.

Uma espuma branca cobriu o Rio Seco que deságua no Rio Cubatão, responsável pelo abastecimento da cidade.

A prefeitura de Joinville decretou situação de emergência e a estação de tratamento de água do Cubatão, que atende 34 dos 43 bairros da cidade, foi fechada. Cerca de 75% do município está sem água nas torneiras. Com o desabastecimento, moradores fizeram filas nos supermercados para comprar garrafas de água. Alguns estabelecimentos estão com as prateleiras vazias.

Leia também: Brasil pode registrar até 4,2 milhões de casos de dengue em 2024, diz ministério

Substância considerada tóxica, o ácido sulfônico é usado na produção de detergentes, xampus e cremes dentais. Conforme a Defesa Civil, ele pode provocar irritação nas vias respiratórias, queimaduras e lesões oculares.

Técnicos da Companhia de Águas de Joinville monitoram a água do Rio Cubatão. As medições apontam para uma redução na taxa de contaminação, mas ainda não há previsão de abertura da captação e normalização dos serviços. A polícia civil abriu inquérito para apurar as circunstâncias do derramamento.

Leia também: Sobe para seis o número de mortos pela dengue no estado de SP em 2024