Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: GoonyGoogles
Reprodução: GoonyGoogles

O youtuber americano Clinton Manigault, mais conhecido como ‘GoonyGoogles’, vem fazendo sucesso nas redes sociais após reagir às músicas do grupo Racionais MCs. O nova-iorquino de 39 anos se apaixonou tanto pela cultura brasileira que decidiu se mudar para Goiânia.

Leia mais: Novo álbum de Taylor Swift terá parcerias de Florence + The Machine e Post Malone

Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, o criador de conteúdo, que já possui 328 mil inscritos em seu canal, explicou como se apaixonou pela cultura do Brasil.

A ideia inicial de Clinton era de reagir a filmes. Aqueles famosos que, por um motivo ou outro, ele não chegou a assistir. Foi o caso de Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Katia Lund, lançado em 2002. Os primeiros filmes que o americano reagiu renderam quase 2 mil assinantes. Mas, quando ele descobriu o Brasil, o número de inscritos subiu para 230 mil.

“Quando os brasileiros são mencionados na internet, eles aparecem de tudo que é lugar”, brinca Goony. “Eles ficavam pedindo para eu reagir ao futebol, carnaval e a música. E por acaso eu estava em um momento da minha vida onde nenhuma música nova fazia nada por mim, eu precisava de algo novo! E por acaso a música brasileira estava lá com os Racionais”, conta o americano.

Goony conta que o grupo paulista mudou definitivamente sua vida, e que suas músicas favoritas são "Negro Drama", “Jesus Chorou" e “Vida Loka P.T 1 e 2”. Além desses dois clássicos do rap nacional, o americano afirmou que “Diário de um Detento” é uma reflexão de como as pessoas que estão encarceradas vivem.

Com o sucesso, Clinton foi convidado pelo grupo para conhecer eles durante um show em Nova York. "Apertei a mão de todos eles, foi um momento magico”.

O americano conta que o show em solo americano foi incrível, mas que nada supera a apresentação que ele acompanhou em São Paulo no ano passado.

“As pessoas olhavam admiradas e cantavam junto apreciando as músicas, eles pareciam tão felizes e cheios de energia. Parece que o hip hop é parte da vida deles, não parece que é um trabalho. Então, quando terminaram, eles pareciam felizes e isso é o que eu poderia dizer, foi incrível vê-los em seu ambiente”, aponta.

Além dos Racionais, Goony diz que vem escutando outras músicas brasileiras, como Tim Maia, Péricles, Emicida, Djonga, Facção Central e muito mais.

As pessoas veem Goiânia como o Texas do Brasil

Apesar da grande visibilidade, Manigault conta que estava em um período de depressão e não via mais sentido em morar nos Estados Unidos. Então, através de seu Instagram, ele fez amizade com uma pessoa de Goiânia e, após muitas conversas, decidiu se mudar.

"Eu pensei que era loucura, mas eventualmente eu decidi que deveria mudar. Senti que seria bom para mim recomeçar, começar uma vida nova e não sabia até estar prestes a vir que as pessoas veem Goiânia como o Texas do Brasil", brinca o americano.

O criador de conteúdo afirma que Goiânia lembra sua infância. "Não consigo explicar muito bem, mas sinto-me em casa, confortável. A única coisa que sinto falta dos EUA é do meu filho que está lá. Não sou um gringo que está aqui só para ter mais visualizações", finaliza.

Leia também: “Minha Irmã e Eu” ultrapassa 2 milhões de espectadores nos cinemas após um mês em cartaz