Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: TV Cultura/ Divulgação
Montagem: TV Cultura/ Divulgação

Com o Oscar 2024 chegando, aumentam as especulações na internet sobre qual produção vai ganhar o título de melhor filme na premiação, que vai acontecer no dia 10 de março.

A dobradinha “Barbieheimer”, que utiliza como referência os filmes ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’, é a favorita para disputar as estatuetas mais cobiçada. Os dois longas foram muito elogiados pela crítica em virtude do seu enredo, cenografia, efeitos e figurino.

Além da dupla de sucesso, críticos analisam que há outros grandes filmes que podem competir em peso na premiação. Confira os detalhes abaixo.

Cinco produções favoritas para o Oscar 2024

Oppenheimer

O filme que conta a história de J. Robert Oppenheimer, conhecido como ‘pai da bomba atômica’, é com certeza um dos mais especulados para alcançar a cobiçada estatueta dourada.

O longa, estrelado por Cillian Murphy, tem uma trama que a academia de Hollywood costuma gostar bastante: histórias reais.

‘Oppenheimer’ arrecadou mais de 953,8 milhões de dólares nas bilheterias mundiais e possui 13 indicações ao Oscar 2024, em categorias como ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Ator’ e ‘Melhor Direção’.

A produção foi a grande vencedora do Globo de Ouro 2024, levando para casa cinco troféus: Melhor Filme de Drama, Melhor Direção (Christopher Nolan), Melhor Ator em Filme de Drama (Cillian Murphy), Melhor Ator Coadjuvante em Filme (Robert Downey Jr) e Melhor Trilha Sonora (Ludwig Göransson).

Veja imagens: Cinco filmes favoritos para ganhar o Oscar 2024

Barbie

‘Barbie’, de Greta Gerwig, é um forte candidato para dificultar a chegada de 'Oppenheimer' ao topo. O longa fez história sendo o filme de maior bilheteria de todos os tempos, com faturamento global de 1,4 bilhão de dólares.

No Oscar 2024, a produção possui oito indicações em sete categorias.

No entanto, apesar das expectativas, a trama da famosa boneca não foi muito bem nas premiações. No Globo de Ouro 2024, ‘Barbie’ venceu apenas em Melhor Canção Original, com "What Was I Made For?" de Billie Eilish e Finneas, e a categoria inédita Conquista Cinematográfica em Bilheteria.

Assassinos da Lua das Flores

‘Assassinos da Lua das Flores‘, de Martin Scorsese, também é um forte candidato para o Oscar 2024, pois possui 10 indicações. A produção, que tem nomes como Leonardo DiCaprio e Robert De Niro no elenco, retrata uma série de crimes brutais que ficaram conhecidos como o Reino do Terror.

Lily Gladstone, uma das protagonistas na trama, ganhou o Globo de Ouro 2024 na categoria Melhor Atriz em Drama e se tornou a primeira atriz indígena a vencer na premiação.

Pobres Criaturas

‘Pobres Criaturas’ aborda a história de Bella Baxter, protagonizada por Emma Stone, que morre mas é trazida de volta ao mundo dos vivos a partir de um experimento de uma cientista talentosa. O filme é uma versão moderna de ‘ Frankenstein’, inspirado no livro de Alasdair Gray.

Com uma trama nada convencional, o longa é um dos favoritos para o Oscar 2024, com 11 indicações.

No Globo de Ouro deste ano, ‘Pobres Criaturas’ venceu duas categorias na premiação: Melhor Filme de Musical ou Comédia e Melhor Atriz em Musical ou Comédia (Emma Stone).

Os Rejeitados

A comédia ‘Os Rejeitados’ também está no pódio dos possíveis vencedores da disputada premiação. O filme possui cinco indicações para o Oscar 2024: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

O longa gira em torno de Paul Hunhan (Giamatti), um professor mal-humorado de uma renomada escola estadunidense que precisa passar o recesso de fim de ano no campus para cuidar de um grupo de alunos que não tem para onde ir durante o Natal. Na ocasião, ele acaba criando laços com Angus (Dominic Sessa), o encrenqueiro, e Mary Lamb (Randolph), a cozinheira-chefe da escola.