Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: Reprodução | Pexels e redes sociais
Montagem: Reprodução | Pexels e redes sociais

Uma nova espécie de anaconda, uma das cobras mais pesadas e longas do mundo, foi descoberta nas gravações de uma série que Will Smith está gravando para o National Geographic.

Conforme a revista científica Diversity, em artigo divulgado em 16 de fevereiro, foi identificado um novo tipo da anaconda-verde, que agora pode ser dividida em anaconda-verde-do-sul (E. murinus) e anaconda-verde-do-norte (Eunectes akayima).

Leia mais: Ucrânia passará a usar detector de mentiras para árbitros de futebol

A primeira espécie pode ser encontrada, de acordo com o estudo, na Bolívia, no Brasil, no Peru e na Guiana Francesa. Já a segunda, é vista na Colômbia, no Equador, na Guiana, na Guiana Francesa, no Suriname, em Trindade e Tobago e na Venezuela.

Para chegar nessas conclusões, os pesquisadores realizaram uma expedição em 2022 ao território indígena Baihuaeri Waorani, situado na Amazônia equatoriana.

“Fizemos essa viagem a convite do líder Waorani Penti Baihua, e em colaboração com ele. O ator Will Smith também participou da expedição, como parte de uma série que ele está filmando para o National Geographic”, conta o pesquisador Bryan Fry para The Conversation.

Leia também: Turma da Mônica: nova série de Franjinha e Milena quer quebrar estereótipo do cientista branco de jaleco