O cantor Martinho da Vila entrou com um processo contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após ter sua aposentadoria suspensa. O sambista pede a devolução de cerca de R$ 80 mil. De acordo com a coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo, a interrupção dos pagamentos se deu após a ausência da prova de vida, procedimento obrigatório aos beneficiários.
Ainda segundo o veículo, a pensão, válida desde 2006, parou de ser paga em 2021. Entre outubro de 2022 e junho de 2023, o cantor fez 13 novas provas de vida para comprovar o direito. Em setembro do ano passado, o artista então entrou na Justiça Federal para reaver o depósito, que não havia sido retomado pelo órgão.
Em nota divulgada ao g1, o INSS informou que o benefício do artista foi reativado e o pagamento de dezembro de 2023 e janeiro deste ano já foram pagos. Ainda conforme o comunicado, o restante será disponibilizado em até 15 dias na instituição bancária.
"É importante que o senhor Martinho logo saque com urgência as parcelas já disponíveis para que o sistema não suspenda o pagamento por não recebimento por parte do segurado", afirmou o INSS, que ainda lamentou o ocorrido.
O caso segue sendo analisado na 31ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
Leia também: Céu e Vanessa da Mata se apresentam com a Brasil Jazz Sinfônica
REDES SOCIAIS