Neste mês, a Mostra Tiradentes SP volta a ocupar o Cinesesc em São Paulo. De 13 a 19 de março, o público da capital paulista poderá conferir a exibição de 28 filmes, a maioria inéditos no estado, e que fizeram parte da programação da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada em janeiro, em Tiradentes (MG). A edição de SP será norteada pela temática "as formas do tempo", abordada na edição mineira.
"A força do cinema brasileiro contemporâneo pode ser conhecida nas edições anuais da Mostra Tiradentes SP que, em 2024, celebra 12 anos na capital paulista com o propósito de ampliar novos olhares, vozes e exibir um panorama múltiplo da produção audiovisual no Brasil. Sessões tem debates após a exibição dos filmes com a presença de realizadores, provocando reflexão sobre as imagens e histórias do cinema como resposta ao seu tempo histórico. Graças à parceria com o Sesc São Paulo, o cinema brasileiro ganha mais espaço e dimensão na cidade, e o público, a oportunidade de conhecer filmes que muitas vezes não chegam ao circuito comercial", conta Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora-geral da Mostra Tiradentes SP.
Leita também: Com parcerias inéditas e estreias, João Rock divulga line-up completo do festival
Filmes e debates
Com 10 longas e 18 curtas, a 12ª Mostra Tiradentes SP traz um recorte da 27ª Mostra Tiradentes, que exibiu 145 produções, e levou um público estimado de 35 mil pessoas para a cidade mineira, número sete vezes maior que a população do município.
Entre os destaque da edição paulistana estão os seis premiados da edição mineira: 'Lista de Desejos para Superagüi' (PR) (Melhor Longa da Mostra Aurora eleito pelo Júri Oficial), de Pedro Giongo, que será exibido na abertura do evento, no dia 13, às 20h; 'Aquele que Viu o Abismo' (SP) (Prêmio Carlos Reichenbach - Mostra Olhos Livres, eleito pelo Júri Jovem), de Gregorio Gananian e Negro Leo; 'Maçãs no Escuro' (SP) (Menção Honrosa da Mostra Aurora concedida pelo Júri Oficial), de Tiago A. Neves; 'Estranho Caminho' (CE) (Melhor Longa da Mostra Autorias eleito pelo Júri da Crítica - Abraccine), de Guto Parente; 'As Primeiras' (SP) (Melhor Longa eleito pelo Júri Popular), de Adriana Yañez; 'Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho' (RJ) (Melhor Curta da Mostra Foco eleito pelo Júri Oficial e vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas), de Allan Ribeiro; 'Aguyjevete Araxi'I' (SP) (Prêmio Helena Ignez concedido pelo Júri Oficial), de Kerexu Martim; e 'Soneca e Jupa', de Rodrigo R. Meireles.
Avaliadas pelo Júri Oficial, as Mostras Aurora (longas) e Foco (curtas) serão exibidas integralmente na programação da itinerância paulista, sendo 7 longas da Aurora e os 13 curtas da Mostra Foco. Além dos vencedores, destaca-se a presença dos filmes paulistas 'Sofia Foi', de Pedro Geraldo; 'Eu Também Não Gozei', de Ana Carolina Marinho; e 'O Tubérculo' de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune. Na programação de curtas, destaque para 'O Materialismo Histórico da Flecha contra o Relógio', de Carlos Adriano.
Além da exibição de curtas e longas, a mostra contará também com bate-papos com a presença de diretores, equipes e curadoria após as sessões. Ao todo, serão 12 bate-papos com realizadores e um debate especial com produtores e cineastas paulistas com o tema "as formas do tempo no cinema contemporâneo brasileiro: trabalho e criação". A conversa acontece na segunda, 18 de março, às 19h, no hall do Cinesesc.
Para mais informações sobre os filmes, acesse o site oficial do evento.
Leita também: Ao lado de Jimmy Fallon, Lindsay Lohan revive personagens de “Operação Cupido”; veja vídeo
REDES SOCIAIS