Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | The Academy
Reprodução | The Academy

A 96ª edição do Oscar acontece neste domingo (10). A premiação promete selecionar os melhores filmes, produtores e artistas do último ano. A cerimônia acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A primeira edição do Oscar ocorreu em maio de 1929, e durou em torno de 15 minutos. Hoje, a Academia já entregou mais de três mil prêmios para diferentes nomes da indústria cinematográfica, desde atores e diretores, até compositores e produtores de efeitos visuais.

Ao longo dos anos, diversos filmes, atores e atrizes fizeram história na premiação. O Oscar é sempre recheado de momentos marcantes, como os discursos, looks e, claro, os ganhadores.

Neste ano, 'Oppenheimer' lidera as indicações concorrendo a 13 categorias. O longa é o grande favorito para levar a categoria mais importante da noite, a de Melhor Filme.

Além disso, Cillian Murphy, o protagonista do longa, é o favorito para levar para casa a estatueta de “Melhor Ator”.

Ele concorre com Bradley Cooper (Maestro), Colman Domingo (Rustin), Paul Giamatti (Os Rejeitados) e Jeffrey Wright (American Fiction). Cillian Murphy venceu a categoria no Globo de Ouro, um dos termômetros para o Oscar.

Veja a lista de indicados aqui.

Mas você sabe quem são os atores mais premiados de todos os tempos? Conheça:

Daniel Day-Lewis

O ator britânico, de 66 anos, é o dono do recorde entre os homens. Ao todo, Daniel Day-Lewis recebeu seis indicações e conquistou três, sendo o único a vencer três Oscars na categoria de “Melhor Ator”.

Ele venceu os prêmios opor suas atuações em Meu Pé Esquerdo (1989), Sangue Negro (2007) e Lincoln (2012). 

Daniel Day-Lewis em "Lincoln" | Foto: Divulgação DreamWorks II Distribution Co

Jack Nicholson

O ator norte-americano, de 86 anos, foi indicado ao Oscar doze vezes e ganhou a categoria Melhor Ator duas vezes, pelos filmes Um Estranho no Ninho (1975) e Melhor É Impossível (1997).

Além disso, ele ganhou a categoria de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Laços de Ternura (1983). Nicholson é um dos dois únicos atores que foi nomeado para um Oscar pela sua atuação em cada década, desde os anos 1960 a 2000.

Jack Nicholson em "Melhor é Impossível" | Reprodução / IMDb

Walter Brennan

O ator faleceu em 21 de setembro de 1974, aos 80 anos. Brenna era conhecida principalmente pelos seus papéis coadjuvantes. Ele é o recordista da categoria quatro indicações e três prêmios e.

As vitórias foram pelas participações em Meu Filho É Meu Rival (1936), Kentucky (1938) e A Última Fronteira (1940).