Estação Livre celebra nesta sexta (15) os aniversários de Abdias do Nascimento e Carolina Maria de Jesus
Primeira edição inédita de 2024 vai ao ar a partir das 22h
12/03/2024 13h56
O Estação Livre retorna com episódios inéditos nesta sexta-feira (15). Para começar a nova temporada, o programa comemora o legado de duas das maiores personalidades negras da história do Brasil: Abdias do Nascimento (1914 – 2011) e Carolina Maria de Jesus (1914 - 1977). Com apresentação de Cris Guterres, vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.
Nascidos no mesmo dia e no mesmo ano há mais de um século, Abdias e Carolina deixaram, cada um à sua maneira, a própria marca no país que transformaram. Hoje, a escritora mineira é reconhecida como um dos maiores nomes da literatura nacional, e até mesmo seu trabalho como cantora e compositora tem sido redescoberto.
Abdias, além de sua produção literária, ainda é lembrado por seu trabalho como artista plástico, ativista, deputado e senador, quando levou ao Congresso pautas como a criminalização do racismo, a política de cotas, a obrigatoriedade do ensino da história das culturas africanas e indígena, e a criação do Dia da Consciência Negra – isso já na década de 1940.
Para comentar a importância dessas duas figuras para a sociedade brasileira, Cris Guterres recebe a professora Vera Eunice, filha de “Bitita” e integrante do conselho editorial da Companhia das Letras, que supervisiona os lançamentos da escritora pela editora; e Márcio Macedo, doutor em sociologia pela The New School for Social Research (NSSR), professor de sociologia na Fundação Getúlio Vargas e autor da tese de mestrado “Abdias do Nascimento: Trajetória de um Negro Revoltado”.
Leia também: Cantor Eric Carmen, que ficou conhecido pelo hit "All by Myself", morre aos 74 anos
REDES SOCIAIS