Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Acervo Musicou
Acervo Musicou

O Projeto Musicou, que oferece aulas de música gratuita para crianças a partir de seis anos, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas, chega à cidade de São Paulo (SP). Sob o nome de Musicou FUNSAI, o espaço oferece cursos de iniciação musical/canto coletivo, percussão e violão.

O programa de educação conta com 20 núcleos espalhados por sete estados: Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná e São Paulo. Entre as propostas da iniciativa está a de proporcionar oportunidades únicas de aprendizado musical, a fim de promover inclusão e desenvolvimento social.

O Liceu de Artes Musicais Fúrio Franceschini (LAMFF), unidade da FUNSAI, será o local onde as atividades irão acontecer na capital paulista. 

“A FUNSAI compartilha conosco a visão de democratizar o acesso à música e criar oportunidades para talentos emergentes”, explica Fabiola Formicola, gerente regional do Musicou. 

O espaço contará com salas designadas para diversas disciplinas da música. O projeto oferece ainda um curso de música e tecnologia musical em módulos curtos, em que os participantes podem optar pela capacitação completa ou escolher módulos conforme interesse e disponibilidade.

"A Fundação atua há 127 anos na assistência social, educação e cultura. Tem agora sua primeira unidade totalmente dedicada à música como fator de inclusão de crianças, adolescentes e idosos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade e risco social ", afirma Carlos Vecchio, presidente da FUNSAI.

Outra inovação do núcleo é o Musicou Orienta, criado para apoiar jovens músicos em sua jornada como artistas autônomos. Com caráter de mentoria artística, o projeto oferece orientação, reflexão e formação sobre prática musical, gestão de carreira e produção artística.

Leia também: CCBB Educativo realiza atividades em celebração ao Dia Internacional da Mulher; veja programação

A data oficial de inauguração do Musicou FUNSAI está prevista para dia 26 de março. Já o período de matrículas presenciais ocorre de 01 de fevereiro a 30 de março de 2024. 

Aos interessados, é necessário comparecer com o RG ou certidão de nascimento do aluno, um comprovante de residência e o RG dos responsáveis pelo aluno (em caso de crianças e adolescentes). Não é necessário ter conhecimento prévio de música ou possuir um instrumento musical. Para mais informações, visite o site do Musicou.

As aulas serão ministradas em formato presencial, terças às quintas, das 14h às 17h. O Espaço Musicou, ambiente com horários acessíveis para diferentes públicos e propício para o desenvolvimento de projetos artísticos, fica disponível às sextas, mediante agendamento prévio, e aos sábados, conforme demanda.

Curiosidades sobre o espaço

Foto: Acervo Musicou

O LAMFF ocupa o casarão onde viveu o renomado maestro Fúrio Franceschini, primeiro organista da Catedral da Sé por mais de 60 anos, professor de grandes mestres e consagrado compositor.

As obras de restauro e reforma do espaço foram iniciadas no fim de 2022, quando o Ipiranga foi o centro das atenções devido às comemorações do Bicentenário da Independência.

Serviço - Núcleo Musicou FUNSAI/SP

Local: LAMFF – Liceu de Artes Musicais Fúrio Franceschini – Unidade da FUNSAI
Endereço Avenida Nazaré, 366, Ipiranga - São Paulo/SP
Horário de atendimento ao público do Núcleo Musicou: terças às quintas, das 13h30 às 17h30 e às sextas sob agendamento prévio
Horário de funcionamento do LAMFF: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados a abertura ocorrerá conforme demanda
Contato: (11)91853-6082 musicou.funsai@sustenidos.org.br
Realização: FUNSAI - Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga e Sustenidos Organização Social de Cultura

Leia também: Criadores de conteúdo negros são tema do “Negros em Foco” desta terça (19)