Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

Para celebrar e encerrar o Mês da Mulher na TV Cultura, o Roda Viva entrevista Alaíde Costa nesta segunda-feira (25).

No quarto bloco do programa, os entrevistadores relembram algumas participações da cantora como atriz, como no filme “Todos os Mortos” (2020), em que Alaíde recebeu o Troféu Kikito de Melhor Atriz Coadjuvante, no Festival de Cinema de Gramado.

Questionada se teria a pretensão de se dedicar a trabalhos no campo da atuação, seja no cinema ou no teatro, a artista é direta ao responder:

“O meu negócio é cantar”, enfatiza.

Por outro lado, Alaíde explica que no início não pensava que viria a ser cantora.

“No começo eu não queria ser cantora não, nunca pensei lá no passado que um dia eu seria uma cantora. Eu fui levada, no comecinho, para tudo quanto era canto. [...] Eu só resolvi tomar uma iniciativa quando eu fui no Ary Barroso [programa de calouros]”.

Atualmente, a compositora, aos 88 anos, e com sete décadas dedicadas à música, celebra o reconhecimento do público. Considerada uma das fundadoras da Bossa Nova, ela conta como foi a primeira iniciativa que teria dado início a sua carreira na música.

“Eu era babá de três meninas, e eu vivia cantarolando. Aí a mãe das meninas falou assim ‘você canta bem, vai lá no Ary Barroso’. [...] Foi quando eu aprendi a música que o Sílvio Caldas cantava, aí cada vez que ele cantava eu escrevia a letra e ia memorizando a melodia, e quando eu aprendi eu fui lá e me inscrevi”, relembra. 

Leia também: Após rumores, Madonna confirma show na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro

Participam da bancada de entrevistadores Adriana Couto, apresentadora do Metrópolis (TV Cultura) e do Mais Preta (Rádio Nova Brasil), Claudia Alexandre, jornalista e pesquisadora, Leo Lopes, produtor cultural e jornalista da CNN Brasil e Marina Lourenço, repórter de Pop e Arte do g1.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.

Leia também: Alberto Gaspar recebe Ernesto Paglia e Leão Serva no Legião Estrangeira desta quarta (27)