Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura - Beatriz Oliveira
Divulgação/TV Cultura - Beatriz Oliveira

No Provoca desta terça-feira (16), Marcelo Tas recebe Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Na edição, o especialista em envelhecimento aborda questões como a exclusão social das pessoas idosas, o alto índice de analfabetismo nesta faixa etária e as questões psicológicas por trás de comportamentos típicos.

De acordo com o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), cerca de 60% dos idosos brasileiros são analfabetos ou tem baixa escolaridade.

Alexandre fala sobre o impacto dessa realidade em um mundo, majoritariamente, digital: “pensando em um mundo digital, é necessário pensar não só na inclusão digital da pessoa idosa, mas em um bom letramento. Ao mesmo tempo, a gente quer garantir o mínimo de quem fala ‘tá bom, mas eu não quero, quero ainda agência, papel, quero informação simples’. Às vezes a pessoa liga para um serviço e fala: 'não é que eu não estou ouvindo, é que eu não estou entendendo’.”

Além disso, o entrevistado chama a atenção para a necessidade de se ter um propósito de vida. 

“Quando você acorda hoje, você tem um propósito de vida, eu tenho um; ele pode ser atualizado, ele pode ser repensado, mas [sem ele] é como uma morte social de 'eu não sirvo para mais nada, não tenho mais nada para fazer'."

Leia também: Imprensa Jovem: estudantes fazem cobertura de concerto na Sala São Paulo

O secretário traz ainda a questão da diferença de longevidade a depender do grupo e condição social a qual o indivíduo pertence: “para uma pessoa travesti, hoje, envelhecer, para ela é chegar aos 35 ou 40 anos. Veja só, para um homem preto é, talvez, 50 anos, um pouquinho mais; e às vezes para uma outra pessoa, socioeconomicamente mais privilegiada, é chegar aos 80 anos com os seus companheiros e companheiras”.

Assista à última exibição do Provoca:


Leia também: Faustão recebe alta após quase dois meses internado devido transplante de rim