Como será a segurança do show da Madonna no Rio? Operação contará com drones e embarcações
Governo do Estado e prefeitura anunciam esquema para receber público estimado em 1,5 milhão
25/04/2024 18h50
"Réveillon fora de época". É assim que está sendo chamado o show de Madonna marcado para o dia 04 de maio, às 21h45, no Rio de Janeiro. Um evento desta dimensão, com público estimado em mais de 1,5 milhão de pessoas, exige um uma operação própria de logística e segurança.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a prefeitura apresentaram, nesta quinta-feira (25), as principais ações que serão realizadas na data. A operação especial de segurança já começa no dia 29 de abril e vai até o dia 6 de maio. Ao todo, a Polícia Militar fornecerá 3.200 agentes, 64 viaturas, 65 torres de observação, câmeras e drones com tecnologia para reconhecimento facial. Haverá bloqueios em 18 áreas do bairro e pontos de revista pelas ruas próximas ao palco.
"Nosso efetivo e infraestrutura de equipamentos foram planejados para ampla cobertura local e nos arredores. Em caso de ocorrências, a orientação é acionar os policiais pelo tradicional número de telefone 190 ou também pelo App 190", explicou o coronel Marco Andrade, coordenador de Comunicação da Secretaria de Estado de Polícia Militar.
Na areia e orla, está previsto o monitoramento por meio de tendas, quadriciclos, viaturas, motopatrulhas e cabines de reforço. A corporação também contará com o Grupamento Aeromóvel em vias expressas, rodovias e saídas do show. Em estações de metrô estratégicas também serão usados detectores de metal.
A mobilização da Polícia Civil é de 1.500 policiais, incluindo agentes da Core e das delegacias de Apoio ao Turismo, do Aeroporto Internacional, de Proteção à Criança e ao Adolescente, de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e Atendimento à Mulher.
Já o Corpo de Bombeiros irá disponibilizar, em terra, céu e mar, mais de 800 agentes, entre guarda-vidas, combatentes, médicos e enfermeiros, para atuarem em ocorrências, como afogamentos, incêndios e atendimentos pré-hospitalares. Segundo o comunicado do Governo do Estado, o planejamento inclui embarcações de pequeno e médio portes, viaturas, ambulâncias, caminhões-tanque e um centro médico avançado no Posto 6, além de uma aeronave para acidentes de maior gravidade.
Outro ponto de destaque do evento será a distribuição gratuita de água pela Cedae em pontos estratégicos no entorno do palco e arredores.
Como o transporte deve funcionar?
Para quem está se planejando para ir ao show, a recomendação dos organizadores é utilizar o transporte público. A SuperVia, para a ida, vai funcionar no horário normal de sábados, sendo que a estação Central do Brasil fechará às 21h15. Para a volta, apenas a Central do Brasil estará aberta para embarque, com reabertura às 0h15 e funcionamento até as 2h15.
"Todas as outras estações estarão abertas para desembarque, exceto a estação Praça da Bandeira", disse o governo estadual em nota.
Já no metrô, a ida pode ser feita pela linha 1, do Jardim Oceânico a Uruguai, e linha 2, entre Pavuna e General Osório, sem transferência. A estação recomendada para desembarque é a Siqueira Campos. Já a Cardeal Arcoverde ficará aberta para desembarque das 16h às 22h, sem venda de bilhetes.
A volta poderá ser feita nas três estações de Copacabana, que funcionam até as 4h de domingo. As demais estações vão funcionar após 0h somente para desembarque.
Leia também: Novo álbum de Taylor Swift bate recorde de streams no Spotify em menos de uma semana
Impacto positivo no turismo
A expectativa do governo é movimentar cerca de R$ 300 milhões na economia. A previsão média de ocupação hoteleira é mais de 74%, entre os dias 3 e 5 de maio. No dia 4, Copacabana, local onde acontece o evento, terá 100% de ocupação, segundo o HotéisRio.
"Além da grande ocupação hoteleira e da movimentação econômica, o show da Madonna traz uma visibilidade internacional imensurável, não apenas no dia do espetáculo, mas na preparação e nos dias seguintes ao evento" afirmou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Leia também: Veja quais livros de John Green já foram adaptados para o cinema
REDES SOCIAIS