Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O apresentador Marcelo Tas conversa com o cantor, pianista e compositor Ivan Lins no Provoca desta terça-feira (30).

Lins foi um dos milhares de artistas que sofreram com a censura no período da Ditadura Militar. Tas questiona como driblava as limitações impostas pelo governo. Ele explica que, ao produzir a música, enviava para a gravadora e a companhia tinha que mostrar para o Estado.

“Eu e o Ronaldo [Monteiro de Souza] fizemos uma música e, de repente, nos avisaram que ela foi vetada. Eles queriam explicações. Nós nem sabíamos que música era. Quando chegamos, tinha um senhor com bigode e um papel cheio de rabisco vermelho. Ele disse que estava vetando a letra e queria saber o que significava ‘frequetar’. Parecia sacanagem quando falava. Mas falamos que tinha sido erro do datilografo. Deu para ver a decepção no rosto dele”, conta.

Leia também: TV Cultura estreia documentário em comemoração ao aniversário do Ballet de Paraisópolis

Ao longo do período de ditadura, Lins explica que adotou diversos recursos para driblar a censura.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo:

Leia também: Rock in Rio anuncia 'Dia Brasil' com Ana Castela, Luan Santana, Zeca Pagodinho e mais