Marcelo Tas conversa nesta terça-feira (14) com Sérgio Vaz, poeta, escritor, agitador cultural, idealizador da Semana de Arte Moderna da Periferia e fundador da Cooperifa. O Provoca vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura.
No bate-papo, o artista conta sobre a interrupção do Sarau da Cooperifa, comenta como era a periferia há 40 anos e fala sobre a mudança no comportamento dos jovens.
Leia mais: Parto domiciliar assistido por enfermeiras vira disputa judicial
“Acho que pós-pandemia muita coisa mudou. E a gente está tentando entender ainda o que é que mudou em nossa comunidade, na cena literária, na cena da periferia (...) estão chegando muitos jovens, com muitas propostas, e esses jovens de hoje são muito mais rápidos, inteligentes, têm muito mais sede do que a minha geração (...) pela quantidade de saraus, slams e batalhas de rimas, isso prova que a juventude se apropriou da palavra”, afirma Vaz após ser perguntado sobre a pausa do sarau.
O apresentador também pergunta ao poeta sobre o que ele diria para uma criança que está em alguma periferia pensando em poesia. “Estude. Porque dá para ser poeta sendo pintor, sendo motorista de ônibus, sendo diarista, advogado, não precisa largar o estudo para ser poeta (...) nós estamos precisando elevar o nível de conhecimento nas nossas quebradas”, reforça o escritor.
REDES SOCIAIS