Entretenimento

De Chiquinha Gonzaga à Rita Lee: Rádio Cultura Brasil estreia série que relembra grandes mulheres da música

O roteiro e apresentação é da jornalista e pesquisadora musical Bruna Ramos da Fonte


15/05/2024 19h00

No mês que marca um ano da morte de Rita Lee, a rainha do rock, a Rádio Cultura Brasil apresenta uma nova produção, em quatro episódios, que viaja pela história da música brasileira. Visando ressaltar importantes compositoras e intérpretes do país, "Subindo no salto: a música da mulher brasileira estreia neste sábado (18), às 10h. 

O roteiro e apresentação é da jornalista e pesquisadora musical Bruna Ramos da Fonte.

Ao longo da série, são destacadas as diferentes facetas da composição feminina no Brasil do século XIX aos dias atuais. A produção tem ainda um episódio dedicado a mulheres que contam histórias de outras mulheres em sua obra autoral, como Zélia Duncan, Leci Brandão Pitty. 

Leia também: Um ano sem Rita Lee: relembre a despedida dos fãs no Ibirapuera; praça do parque deve receber nome da cantora

O primeiro episódio da série é dedicado às compositoras eruditas. Além de tocar uma seleção de composições menos conhecidas da obra já consagrada de Chiquinha Gonzaga, primeira mulher a reger uma orquestra e militante em prol do direito à participação feminina na vida pública, a estreia apresenta uma introdução à vida e à obra das compositoras Branca Bilhar, Dinorá de Carvalho, Lina Pires de Campos, Clarisse Leite Dias Baptista, Esther Scliar e Adelaide Pereira da Silva.

Para ouvir, basta sintonizar na Cultura Brasil (FM 77,9 e AM 1200) ou acompanhar a programação no site da rádio e no app Cultura Play.

Leia também: Metrópolis exibe entrevista inédita com Marília Gabriela e Theodoro Cochrane nesta sexta (17)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças