Entretenimento

TV Cultura exibe concerto inédito da Osesp com Cristian Budu e Alexander Shelley

Apresentação foi gravada na Sala São Paulo e vai ao ar neste sábado (25), a partir das 22h30


22/05/2024 12h22

A TV Cultura exibe às 22h30 deste sábado (25) o concerto inédito da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com regência de Alexandre Shelley e participação do pianista Cristian Budu. A apresentação foi gravada na Sala São Paulo.

Leia também: Após ser acusado de desviar dinheiro, ex-empresário do RBD se pronuncia em nota

Séculos XX e XXI num diálogo de muitas cores – é o que promete esta edição. Começando por Malabares, da compositora paulista Silvia Berg, que foi escrita em 2009 por encomenda da Sinfônica de Ribeirão Preto. A peça é inspirada no lendário palhaço Piolin, nascido no interior de São Paulo, e homenageia a vida circense.

O concerto segue com Sergei Prokofiev e Igor Stravinsky, compositores russos da primeira metade do século XX. Em 1911, Prokofiev escreveu seu Concerto para piano nº 1, que é o mais curto dos cinco que compôs. Cristian Budu, exímio pianista brasileiro, é quem interpreta a obra.

Stravinsky escreveu em 1910 uma obra que o tornaria célebre do dia para a noite: o balé O Pássaro de Fogo, baseado numa fábula de seu país de origem e sua primeira colaboração com a companhia dos Balés Russos.

À frente do programa está o premiado maestro inglês Alexander Shelley, diretor musical da Orquestra do National Arts Center em Ottawa, Canadá, além de regente associado da Royal Philharmonic Orchestra e diretor artístico e musical da Filarmônica de Nápoles.

Leia mais: Oxigênio Festival: Hot Water Music e The Get Up Kids serão as principais atrações da 9ª edição

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças