Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Globo
Reprodução | TV Globo

A atriz Ilva Niño, conhecida por interpretar a empregada Mina, na novela “Roque Santeiro”, morreu nesta quarta-feira (12), aos 90 anos, no Rio de Janeiro.

A artista estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde o dia 13 de maio, quando precisou realizar uma cirurgia cardíaca.

Leia mais: Palco 360 graus, transmissão nas redes e área de games: o que esperar do Só Track Boa SP 2024?

Segundo a instituição, Ilva morreu em decorrência de complicações respiratórias.

“O Hospital Quali Ipanema confirma com pesar o falecimento da paciente Ilva Niño Mendonça, no dia 12 de junho de 2024, em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando com a falência múltipla de órgãos”.

A previsão é que o corpo seja cremado nesta quinta-feira (13).

Trajetória

Ilva Niño nasceu na cidade de Floresta, em Pernambuco, em 15 de novembro de 1933. Ela estudou teatro grego com Ariano Suassuna na Escola Normal, onde trabalhou na peça "Antígona", de Sófocles.

Ela esteve em mais de 30 novelas, além de ter participado de diversas séries. A Atriz esteve presente nas novelas "Verão Vermelho", de 1969; "Bandeira 2", de 1971; "A Patota", de 1972; "Gabriela", de 1975; "Pecado Capital", de 1975 — quando viveu a mãe das personagens de Betty Faria e Elizangela —; "Sem Lenço, sem Documento", de 1977, e "Feijão Maravilha", de 1979.

O sucesso aconteceu durante Roque Santeiro, de 1985, quando interpretou Mina, a empregada doméstica e confidente da viúva Porcina.

Ilva foi casada com Luiz Mendonça e teve um filho, Luiz Carlos Niño, ambos já falecidos. 

Leia também: “Assassino por Acaso”, filme com Glen Powell chega aos cinemas; assista ao trailer