Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Heloísa Bortz
Foto: Heloísa Bortz

A Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, se apresenta na Sala São Paulo no dia 23 de junho, às 15h30. A regência do espetáculo será de José Soares, regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

No concerto da Orquestra Jovem, a primeira parte do programa será uma exploração geográfica que vai do norte da linha do Equador até o sul da Argentina, de acordo com o regente. “A obra Sensemayá, do mexicano Silvestre Revueltas, abre o concerto como um próprio ritual Maya que inspirou a música, de grande vigor rítmico e um efeito hipnótico. A conexão com os povos originários segue com um jogo de atletismo dos Incas, transformado na obra Escaramuza pela compositora de origens peruanas Gabriela Lena-Frank. O contraste de um tempo suspenso é justamente ao passarmos pelo Brasil em Fragmentos, uma grande pintura sonora da Marisa Rezende. A jornada se conclui nos pampas argentinos com a vigorosa suíte do balé Estância, de Alberto Ginastera”, diz Soares.

“Ao pensarmos em música latino-americana, nos deparamos com uma diversidade de estéticas que podem se contrastar e complementar. Uma condição, no entanto, foi essencial na escolha das obras: compartilhar músicas que trouxessem uma perspectiva fora do usual, uma oportunidade de desconstruir estereótipos”, explica o regente.

Leia também: 
55 anos: TV Cultura exibe estreia de Agnaldo Rayol no Festa Baile


Transmissão ao vivo

O concerto realizado na Sala São Paulo será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim.

A temporada da Orquestra Jovem do Estado conta com patrocínio do Bank of America, Desenvolve SP, Machado Meyer Advogados, Deutsche Bank, Crédit Agricole e Cultura Inglesa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Leia também: “Todo Mundo Odeia o Chris” ganhará série animada