Por que os jovens estão fazendo menos sexo? Sexóloga Cátia Damasceno analisa
No Provoca, a especialista falou sobre o fenômeno chamado de "apagão sexual da geração Z"
18/06/2024 22h55
No Provoca desta terça-feira (18), o apresentador Marcelo Tas recebe a sexóloga e fisioterapeuta urogenital Cátia Damasceno.
Durante o programa, a convidada comenta um estudo da National Survey of Sexual Health and Behavior, realizado nos Estados Unidos em 2022, que aponta que os jovens têm feito menos sexo. O resultado tem sido chamado de “apagão sexual da geração Z”.
“Tá mais fácil, hoje em dia, eu ficar em casa tranquilo, sossegado, do que ter que sair (...) é uma geração em que eles têm tudo muito facilmente. Ele clica no celular e tudo chega na mão dele, por que não pode chegar o sexo também? Então eles estão com uma dificuldade de comunicação”, analisa a especialista.
Leia também: 55 anos da TV Cultura: Provocações com Eduardo Sterblitch vai ao ar nesta quarta-feira (19)
De acordo com o estudo, em 2009, 28,8% dos meninos norte-americanos relataram nenhuma atividade sexual. Dez anos depois, o número saltou para 44,2%. Entre as meninas o salto da abstinência é ainda maior, de 49,5% para 74%.
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
Leia também: Metrópolis celebra os 80 anos de Chico Buarque com reportagem especial nesta sexta (21)
REDES SOCIAIS